Postagens populares

29 novembro, 2011

REMOLDAR, RECAPAR OU RECAUCHUTAR UM PNEU

Existem três maneiras em que o seu pneu poderá ser reaproveitado, uma vez que a banda de
rodagem (tread), ou a parte superior do pneu que entra em contato com a pista, estiver
abaixo do limite de uso recomendado para ele. Salientamos que, normalmente menos de
85% dos pneus de carro passageiro poderão ser reaproveitados. Isso por muitas razões, a
principal é devido aos arames de metal no interior do pneu, que podem apresentar
problemas e isto compromete a estabilidade do pneu. 



O que é Recapagem? 
É basicamente o processo de trocar a banda de rodagem (tread) usada por um novo. Há
duas maneiras de se realizar este processo, a frio ou a quente. O processo a frio é feito
utilizando um pneu pré moldado que obtém uma banda de rodagem que já com desenho e
um tipo de cola do lado oposto que faz a banda grudar no pneu a uma temperatura de 110ºC.
Na recapagem a quente, ao contrário anterior, se utiliza algo chamado camelback, isto é,
banda crua que gruda no pneu e forma um desenho quando colocado num molde na
tempertatura de 150ºC.


Adicionado pré moldado a caraças raspada










O que é Recauchutagem? 
Na recauchutagem não somente a banda de rodagem como também os ombros da caraça
são cobertos com uma camada de camelback. Logo depois o pneu é colocado dentro de um
molde e aquecido conforme o processo à quente (150ºC), o camelback obtêm seu desenho.




O que é Remoldagem? 
Remoldagem, mais conhecido como talão a talão, é o processo de reformar o pneu por
aplicar uma camada de camelback na banda de rodagem, parede (lateiras) e nos ombros da
carcaça. O pneu é depois colocado dentro de um molde e submetido ao processo à quente
(150ºC), o camelback obtêm seu desenho.


VEJA TAMBÉM

Como se fabrica um Pneu


OS TRÊS PRINCIPAIS MODELOS DE PNEUS


4 comentários:

  1. Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.Antonio Vieira

    ResponderExcluir
  2. Qual o tipo de pneu é mais indicado para automoveis de média potencia tendo em vista segurança/durabilidade?

    ResponderExcluir
  3. Sergio
    Sempre o melhor pneu para o carro é o novo.
    Na impossibilidade de colocar novos no automóvel, tanto faz o remoldado ou recapado.O que você deve observar é se o pneu tem o selo do IMETRO , pois assim você terá certeza que este pneu passou por testes de resistência e durabilidade e foi aprovado.Qualquer outra dúvida entre em contato
    Haus

    ResponderExcluir
  4. Ola alguem poderia me dizer aonde compro os reparos para pneus chamados de "guarda chuvinha " ? agradeço mandar parameu email lelof1@hotmail.com

    ResponderExcluir