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17 novembro, 2011

O FUTURO DOS PNEUS É VERDE



Os Pneus Verdes
Os carros consomem muito combustível. Por isso os produtores de pneus estão trabalhando para reduzir a sede dos veículos. 
 
No entanto, há outro motivo para desenvolver pneus com consumo otimizado: a rotulagem obrigatória dos pneus é um assunto que ganha espaço diário na agenda pública. Isto fará com que a qualidade dos pneus seja visível para os consumidores.

Os pneus são produtos de alta tecnologia que exigem materiais e "ingredientes" inovadores - como borrachas de alta performance.

Pneus que têm um excelente desempenho em termos de resistência à rolagem, aderência ao asfalto e emissões de ruído são conhecidos como "pneus verdes". 

Como um pneu "nasce"? Os pneus são essenciais quando se trata de carros. Mas como eles são realmente feitos?

As opiniões se dividem quanto a qual parte é a mais importante de um carro. Uma coisa é clara, porém: sem os pneus, um carro não pode rodar. Afinal de contas, os pneus ligam o veículo ao solo, permitindo que a potência total do motor ganhe vida na estrada. 

A produção de pneus é um processo complexo e muitos componentes individuais formam a estrutura de um pneu na produção moderna. E como os pneus devem atender às mais altas exigências quanto à frenagem, aderência em piso molhado, desempenho de rolagem ou conforto - às vezes sob as mais adversas condições – a produção é submetida a um controle de qualidade constante.


Pneu em produção: a mistura certa 
Misturas diferentes de borracha, com propriedades especiais, são necessárias na produção de pneus. Da mesma forma como um bolo é feito, vários ingredientes são usados para produzir pneus. Depois de amassada, a mistura de borracha é esticada em um longo filamento - também conhecido como folha - e, em seguida, resfriada e armazenada temporariamente antes de ser submetida a um tratamento posterior.

O fio têxtil, cuja produção requer o mais alto nível de precisão, é crucial para a carcaça do pneu e suas propriedades de rolagem. Para garantir que a camada têxtil exerça totalmente a sua função no pneu, filetes estáveis são dobrados em um cabo e depois transformados em um tecido que é revestido com uma fina camada de borracha. A folha de tecido é cortada em determinadas larguras e ângulos, formando mais tarde a carcaça do pneu.

 

Carcaça de tecido e aço 
Outro elemento da carcaça do pneu é o tecido da correia de aço. Sua fabricação é semelhante ao processo de produção do tecido, exceto que são usados fios de aço em vez de fios têxteis. O tecido emborrachado de cabo de aço é cortado no ângulo necessário em máquinas especiais e montado em uma faixa contínua.



O último componente a ser produzido é a banda de rodagem do pneu - a parte que deve manter a sua aderência à estrada e transferir todas as forças criadas pelo veículo. Em um processo de extrusão, um composto é prensado sob pressão e alta temperatura e, em seguida, claramente identificado com uma marca colorida para que os vários modelos de pneus possam ser distinguidos um do outro na produção final.


Carcaça de pneu e vulcanização
Uma vez que os produtos "semi-acabados" são pré-produzidos, a montagem real do pneu pode começar. Todas as peças individuais são colocadas juntas em um único produto em uma máquina de montagem de pneus. Este pneu, ainda não vulcanizado, é chamado de pneu cru.

Na fase de produção subsequente, os compostos de borracha parecidos com o plástico são transformados em borracha elástica através do processo de vulcanização. Cada componente vulcaniza um com o outro. Para este fim, o pneu cru é "cozido" em uma prensa de aquecimento sob certa pressão, determinado período de tempo e temperatura. Ao mesmo tempo, o pneu cru recebe seu perfil e inscrição lateral. Assim, a produção básica de um pneu é finalizada.






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