Existem pneus com desenho simétrico (bidirecionais e direcionais) e com desenho assimétrico das ranhuras. Nos pneus assimétricos, deve haver uma indicação na lateral do pneu instruindo sobre a correta posição de instalação. No pneu simétrico bidirecional, a primeira instalação pode ser feita em qualquer posição, pois as ranhuras sempre ficarão na mesma geometria, nos pneus simétricos direcionais, existe uma indicação nas laterais indicando o sentido de rotação.
Para saber saber se o pneu possui desenho simétrico ou assimétrico, , basta criar uma
linha imaginária no meio da banda de rodagem, se o pneu for simétrico o desenho será igual
nos dois lados , por sua vez, se o desenho não for igual, o pneu será
assimétrico.
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12 setembro, 2011
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Tenho uma grande dúvida: Posso utilizar pneus simétricos no eixo traseiro e assimétricos no dianteiro, ou vice versa?
ResponderExcluirUso assimétrico na dianteira e direcional na traseira, não tive problemas no piso seco nem molhado minha opção de direcional na traseira foi por a chance de o veículo escapar de traseira no molhado ser maior, já que na frenagem a traseira fica leve e um escoamento menor de água ser facilitador de perda de aderência.
ExcluirVeja tbem que no caso de pneus pra caminhão tem modelos que o fabricante indica para o eixo trator, modelo pro eixo de esterçamento e modelo pro eixo de carga.
ExcluirOs pneus simétricos tem um padrão de nervura na banda de rodagem que ė o mesmo nas porções internas e externas, ao contrário do assimétrico que normalmente tem blocos maiores na parte externa para melhorar a estabilidade nas curva e blocos menores na parte interna para melhorar a condução em pisos molhados .Ao substituir os pneus do Automóvel, nunca se deve misturar os dois padrões de desenho, pois corre-se o risco do veiculo ficar instável principalmente em piso molhado.
ResponderExcluirJosemir Haus
Como saber qual direçao correta de rotaçao do pneu, porem, o borracheiro me deixou com duvidas, a seta no pneu, o sentido e horario ou anti-horario, alguem pode me tirar essa duvida?
ResponderExcluirComo saber qual direçao correta de rotaçao do pneu, porem, o borracheiro me deixou com duvidas, a seta no pneu, o sentido e horario ou anti-horario, alguem pode me tirar essa duvida?
ResponderExcluirOi Elinton. Ao montar os pneus, a seta indicativa da rotacao dos pneus , deve estar direcionada para o lado, em que o veiculo se desloca a frente.Portanto, se o veiculo estiver se deslocando a frente e a seta rodando em sentido contrario, significa que a montagem foi feita de maneira incorreta. Att Josemir Haus
ExcluirQual a correta posição para caso da troca de dois pneus , instalando dois novos, ficando os dois em melhor condição, devo colocar os novos na traseira ou dianteira do veículo ?
ResponderExcluiro correto é na traseira
ExcluirQual a correta posição para caso da troca de dois pneus , instalando dois novos, ficando os dois em melhor condição, devo colocar os novos na traseira ou dianteira do veículo ?
ResponderExcluirOi Adriano
ResponderExcluirOs fabricantes aconselham colocar os dois pneus novos na traseira. Entre os motivos está que em caso de problemas, sempre é mais fácil controlar o veículo quando se perde o controle da dianteira.
Depois, em caso de frenagem no molhado, com pneus mais borrachudos na traseira, fica mais difícil do veículo " dançar " na pista.
Oi Adriano
ResponderExcluirOs fabricantes aconselham colocar os dois pneus novos na traseira. Entre os motivos está que em caso de problemas, sempre é mais fácil controlar o veículo quando se perde o controle da dianteira.
Depois, em caso de frenagem no molhado, com pneus mais borrachudos na traseira, fica mais difícil do veículo " dançar " na pista.
Fui vistoriar o gnv do meu carro e colocaram exigência no pneu por falta de simetria.
ResponderExcluirSendo que são R14 165/75 80P . O outro é R14 165/75 81R.
Esses números finais são reference a velocidade máxima e peso máximo.
Esta certo essa reprovação?
Bom dia. O correto e recomendado pelos fabricantes é que não se deve montar pneus com índice de velocidade e carga inferiores ao estabelecido pelo fabricante do veículo. Não tendo problema se for maior. E neste caso não devem ser diferentes quando usados no mesmo eixo. Coloquei no Blog uma tabela completa dos ìndices de velocidade e carga.
Excluircomo eu identifico o pneu misto
ResponderExcluirNão entendi sua pergunta. Pneu misto, conheço como o dito Borrachudo, ou tração. Para carga. Poderia ser mais específico, Obrigado
ExcluirTive um problema na suspensão, é os dois pneus dianteiros descartaram bem mais na parte extena,e são outside. Coloquei os dois na traseira e visualmente ficou bem feio kkkkkk. Se vira-los, o unico problema que pode ocorrer é em relacao a aquaplanagem?? Ainda tem muita borracha, quero rodar muito com eles ainda
ResponderExcluirNunca se deve inverter o sentido de rodagem dos pneus assimétricos. Aquaplanegem é um problema muito sério. Pode ocorrer em velocidades baixas também. Existem outros problemas, como desgaste irregular , escamação da borracha. Se deixar na traseira, com a calibragem correta , provavelmente ele vai desgastar mais o meio e vc consegue aproveirar os pneus. Não se importe com a aparencia. O que importa é a segurança.
ResponderExcluirPERGUNTO: Quatro pneus Pirelli Assimetricos Outsiders, com 17 mil km rodados. As 10 mil km fiz rodizio direto, ou seja, dianteiro direito passei para traseiro direito e vice-versa. COMO DEVE SER O PRÓXIMO RODIZIO, POIS ALGUNS SUGEREM CRUZAR?
ResponderExcluir(Se cruzar muda a rotação e, se desmontar a roda muda o lado outsider) QUAL O CORRETO?