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10 novembro, 2011

COMO ESCOLHER O PNEU CERTO PARA O AUTOMÓVEL?


Chegou a hora de trocar os pneus do carro e você está em dúvida em qual escolher? Não sabe se coloca os pneus confortáveis e econômicos sugeridos ou  quatro rodas aro 17’’ com pneus fininhos e com performance arrasadora?! Bem, nós não vamos te dizer qual você deve comprar, mas podemos te ajudar a entender algumas propriedades dos pneus que irão mudar o desempenho do seu carro de acordo com a finalidade que você busca.
A escolha do pneu adequado para cada carro é feita ainda no projeto, sempre baseado em suas características (velocidade que irá atingir, peso, qual será o sistema de suspensão, propósito de uso, etc.), mas principalmente de maneira empírica: na pista de testes! 
Ok, o carro sai da montadora com aqueles pneus “perfeitos” para ele, mas será que é realmente o que você quer? Conforto, desempenho e estética são características geralmente antagônicas, então é bom estar bem certo de qual o propósito mais desejado. E lembre-se, consulte um profissional quanto ao tamanho adequado. Pneus mais largos que o aceitável e rodas maiores podem te render multas e problemas para o carro.




Rendimento ou conforto, eis a questão. Há muitas características a serem levadas em consideração na hora de escolher o pneu, mas aqui está a principal delas. A altura do flanco, ou perfil do pneu, pode mudar completamente o comportamento do seu veículo.
Pneus com perfil mais alto são mais confortáveis, pois absorvem mais o impacto das irregularidades da pista. Sua perda de rendimento é refletida principalmente nas curvas, quando se dobram mais e acabam se deformando com a força lateral, alterando a direção do carro para o chamado ângulo de deriva. O resultado é uma curva um pouco mais aberta do que a posição apontada no volante sugeria.
Já os pneus com perfil mais baixos, muito usados em superesportivos, são feitos para tirar o melhor rendimento do carro. Sim, eles são mais desconfortáveis, mais suscetíveis a cortes e rasgos e mais ásperos, o que os fazem gerar maior ruído, porém são o máximo nas curvas e ficam bem  com rodas acima do aro 15’’. Com menor altura de flanco, há menor deformidade do pneu, deixando o carro mais na mão do motorista nas curvas. Eles são bons, sim, mas nem pense em colocar quatro desses no seu carro se o objetivo for passer diariamente por ruas esburacadas e estradas de terra.
Os pneus realmente ideais são aqueles sem nenhuma ranhura, como os slick da Fórmula 1. O problema é que eles são bons se, e somente se, você for dirigir em um piso regular e sem chuva. As ranhuras, ou sulcos, são fundamentais para o escoamento da água e para aumentar a aderência do pneu em pistas com muitos detritos.
. Um milímetro de profundidade de sulcos a mais ou a menos pode fazer muita diferença em um dia de chuva (e aqui está a importância de se trocar os pneus antes da temporada de chuvas da região onde você mora). Ranhuras mais largas e fundas garantem maior tração na chuva e diminuem os riscos de aquaplanagem, enquanto os sulcos mais rasos aumentam o desempenho em pistas secas, garantindo maior área de contato entre a banda de rodagem e a estrada. .
LENDO UM PNEU

 Na denominação P195/60 R15 88 V M+S, por exemplo, P é o modelo do pneu (Passenger Car – carro de passeio), e 195/60 é a largura da banda de rodagem em milímetros e a altura do perfil em percentual, nesse caso 60% de 195 mm. A letra R de radial, aro 15, com capacidade de carga 88 (560 kg cada pneu) e com classificação de velocidade V, ou seja, até 240 km/h, e o geralmente encontrado M+S, que significa que o pneu é adequado para todas as estações.
Outras marcações no pneu podem ajudar na escolha. O Treadwear representa a durabilidade e pode variar de 60 a 600 – quanto maior melhor. Traction mostra a capacidade de tração em asfalto (AA, A, B, C), Temperature indica em 3 níveis o comportamento do pneu com o aumento de temperatura, A, B e C. A matrícula DOT te livrará dos pneus velhos. É com ela que se sabe em qual semana de qual ano o pneu foi fabricado. Em um DOT nº 4008 por exemplo, o 40 significa a quadragésima semana e o 08 significa o ano de 2008.

( LEIA TAMBÉM http://meupneu.blogspot.com/2011/11/saiba-como-fazer-o-rodizio-dos-pneus.html )

Fonte: Carlos Rodrigues Santos Neto, professor de Dinâmica Veicular, Suspensão e Direção na FEI e Mestre em Engenharia Agrícola

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