Postagens populares

14 fevereiro, 2012

A História do boneco da Michelin




O Boneco Michelin foi eleito o melhor logotipo do mundo pelo jornal “Financial Times” e pela revista “Report On Business” no ano 2000.
Os motivos são diversos: seu longo tempo de existência, o grande carisma - que conquista diferentes públicos -, além dos valores e do prestígio que ele carrega desde o início de sua criação.
Confira a seguir a trajetória do carismático personagem, que surgiu por acaso há mais de 100 anos.
Boneco Michelin: conheça sua história
Em fevereiro de 1893, André Michelin citou a frase “O pneu bebe os obstáculos”, durante uma palestra sobre as vantagens do pneu na Conferência da Sociedade dos Engenheiros Civis. Na ocasião, ele se referia à importância dos pneus para uma viagem mais segura e confortável.
No ano seguinte, na Exposição Universal e Colonial de Lyon, seu irmão Édouard Michelin vê duas altas pilhas de pneus que decoravam a entrada e diz para André: "Com dois braços e duas pernas, vira um boneco".
As duas frases tomaram forma pouco tempo depois, quando Édouard folheava os desenhos do ilustrador Rossillon – que assinava com o pseudônimo O'Galop! – e viu a imagem de um homem gordo levantando uma caneca sob a frase “Nunc est bibendum” (em português, “Está na hora de beber”).
Rapidamente lhe veio à memória sua frase “O pneu bebe os obstáculos” e associou a imagem à pilha de pneus em Lyon. Então ele encomendou um cartaz a O ´Gallop que combinasse as duas idéias: o homem gordo e a pilha de pneus.
O resultado foi a criação de um personagem imponente, formado por pneus, que segurava uma taça com cacos de vidro e pregos, sob a frase " Nunc est bibendum" (em português, “Está na hora de beber”), referindo-se a sua capacidade de superar obstáculos nas pistas.

Bibendum: o nome do Boneco Michelin
Até então o personagem ainda não tinha um nome - mas por pouco tempo. Meses depois, durante a corrida Paris-Amsterdã-Paris, o piloto Théry reconheceu André Michelin e disse “Olhe o Bibendum!”, referindo-se à frase que o empresário e industrialista disse na palestra.
Estava oficializado o nome de um dos personagens mais carismáticos e bem humorados da publicidade mundial: Bibendum. Mais de 100 anos depois, o Boneco Michelin está presente em campanhas, adesivos e até mesmo nos próprios pneus que a Michelin produz.
Boneco Michelin: o conquistador
Em 1905, a empresa solicita um novo cartaz do Boneco Michelin ao ilustrador O´Gallop, para reposicionar o personagem. Desta vez, ele deveria segurar uma lança em uma mão, o escudo na outra e vestir um capacete.
A frase que acompanhava o cartaz era: "My strength is as the strength of ten because my rubber's pure" (em português, “Minha força é a força de dez, pois minha borracha é pura”), claramente se referindo à superioridade Michelin em relação aos concorrentes.
No ano seguinte, a Michelin instala uma fábrica na Itália e, em 1907, a empresa lança um jornal chamado “Il Pneumatico Michelin - Consejos y Prodigios de Hombre Michelin”, que em português significa “O pneu Michelin – Conselhos e Maravilhas do Boneco Michelin”.
Estas duas situações são importantes para pontuar alguns dos maiores valores do personagem e da empresa: a qualidade excepcional dos produtos Michelin, aliada a uma aura de proximidade com os clientes.
Com a expansão da Michelin a outros países, seu símbolo ganhou cada vez mais relevância. Nos Estados Unidos, os americanos até hoje consideram o Boneco Michelin um verdadeiro cidadão do país.
Com uma velocidade impressionante, o Boneco Michelin logo se espalhou pelos cinco continentes: em 1925 na Indochina, em 1931 em Karlsruhe (Alemanha) em 1933 na Argentina, em 1934, em Espanha e Tchecoslováquia.
Desde então, o Boneco Michelin seguiu sua trajetória de sucesso com todo seu carisma e bom-humor. O resultado é enorme abrangência do Boneco Michelin, que representa a empresa em mais de 170 países!


Fonte de pesquisa ; MICHELIN






Nenhum comentário:

Postar um comentário