Postagens populares

27 abril, 2016

BOLHA LATERAL NO PNEU. POR QUE , O QUE FAZER

Explicaremos a seguir o que é, como se formam e o que fazer ao notar uma bolha no pneu do carro.


O que são e como se formam as bolhas no pneu?
http://guiadecompras.casasbahia.com.br/imagens/2013/05/02.PNEUS-Estrutura.jpg

Modelo de estrutura interna do pneu
Bolhas são protuberâncias que se formam na borracha do pneu devido a um forte impacto sofrido. Geralmente elas aparecem quando você passa em um buraco de forma brusca ou quando o pneu sofre algum tipo de choque (uma pancada na guia, por exemplo).http://www.injurylawyeromaha.net/wp-content/uploads/2016/03/Tire-Defects.jpg

No momento do impacto, a malha metálica que compõe a estrutura interna do pneu se rompe, fazendo com a pressão interna empurre a borracha para fora, formando a bolha. Vale salientar que a partir desse momento, a borracha é a única responsável por segurar a pressão interna do pneu, o que é muito perigoso.

Um pneu com bolhas perde resistência e torna-se instável, correndo o risco de explodir. É claro que nem sempre isso irá acontecer, mas arriscar-se e sair por aí rodando com um pneu nesse estado não é recomendado.

O que fazer quando há um bolha no pneu?
 http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/5-302/a-vulcanizacao-em-pneus-12.jpg

Pneu com bolha
Alguns borracheiros oferecem como opção a vulcanização (a borracha é derretida e o pneuremoldado, eliminando a bolha), mas esse processo só mascara o problema. Assim que você notar que o pneu está com bolhas, troque-o por um novo. Essa é a melhor alternativa e certamente a mais segura.

SE NAO PUDER TROCAR DE IMEDIATO O PNEU POR UM NOVO. TRAFEGAR COM ELE SEMPRE NA DIANTEIRA. EM CASO DE ESTOURO OU PERDA DE PRECAO FICA MAIS FACIL DE CONTROLAR O VEICULO.                                                                                                                                                                                                                           ESTE TIPO DE OCORRENCIA NÃO DÁ DIREITO A GARANTIA DO PNEU


Como evitar o surgimento de bolhas no pneu

Há algumas maneiras de evitar a formação de bolhas nos pneus do carro. Uma delas é tomar muito cuidado ao passar por quebra-molas, buracos ou até mesmo no meio-fio. Sempre reduza a velocidade ao avisar um desses obstáculos e, ao estacionar, não deixe que o pneu raspe na guia.     

Um comentário:

  1. um detalhe a mais ,manter a calibragem certa dos pneus..
    ajudaria bastante...Luiz Guedes

    ResponderExcluir