Balance
É o desequilíbrio das rodas e pneus, é o principal causador de vibrações no volante. Isto é causado pelo fato que o pneu nunca tem uma distribuição de borracha uniforme em sua circunferência bem como a roda também não tem um distribuição uniforme, sendo assim o balanceamento é que compensa através de contra pesos (chumbo na roda) o equilíbrio do conjunto de rotação.am
O desbalanceamento causa desgaste irregular chamado multi-escavado, na região em que se encontra a maior concentração de massa, perda de tração e desconforto.
O fenômeno de vibração do pneu manifesta-se a cada giro da roda. Sua intensidade e frequência aumentam proporcionalmente a velocidade de rotação.
Ao montar um conjunto de rodas duplas, devemos sempre observar a colocação das válvulas, que deverão situar-se uma oposta à outra, a fim de proporcionar melhor distribuição das massas, evitando, desta forma, um possível desbalanceamento.
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Cambagem
Na maioria dos automóveis, as rodas dianteiras, quando observadas de frente, apresentam-se ligeiramente inclinadas para dentro e para fora. A inclinação da roda é designada por cambagem, sendo o seu valor denominado ângulo de cambagem (camber). A cambagem é positiva quando as rodas se inclinam para fora.
A inclinação destina-se a que o centro da superfície de contato dos pneus com o solo fique, quando o automóvel é observado de frente, o mais próximo possível do ponto onde um prolongamento imaginário do eixo do pino – mestre da manga de eixo intercepta o pavimento.
Alinhamento
Ou geometria de direção, é o ajuste da suspensão em determinados valores que garantem a segurança e a estabilidade do veículo. Ao serem construídos, os veículos têm as rodas colocadas na posição correta de alinhamento, respeitando a máxima eficiência de rolamento, dirigibilidade e esterção.
Por isso, qualquer mudança nesses valores, motivada por impactos como buracos, guias, lombadas, entre outros, acarreta o desalinhamento das rodas e outras irregularidades mecânicas.No alinhamento da direção, está envolvido o ajuste de três ângulos, colocados nos parâmetros determinados pelo fabricante: convergência, cáster e câmber. |
Acabei de fazer alinhamento e balanceamento duas canbagem e um cáster o meu celta ficou filé.
ResponderExcluirVerdade, quando a gente sai rodar depois destes serviços parece outro carro. Por isto da importância de fazer alinhamento periódico. Ainda mais com estas ruas e estradas que temos por aí
ResponderExcluirJosé Luiz 28 de outubro de 2015
ResponderExcluirrealmente eu achei tudo isso super interessante meu POLO esta assim quando estou na estrada que a rotação chega ah 100 Km. o volante começa a vibrar muito e a medida que aumenta a velocidade mais aumenta a vibração do volante.
José, bom dia
Excluirpasse em um auto center e fale com um mecânico.Pode se , Roda torta, algum problema suspensão, pneu deformado. Mas como vc diz que só percebe após os 100Km/H, deve ser só balanceamento das rodas mesmo
Fazendo Alinhamento balanceamento a cambagem tem que pagar a parte??
ResponderExcluirBom dia, sim o serviço de cambagem, quando necessária, não faz parte dos valores do alinhamento.
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