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02 novembro, 2011

Saiba como fazer o rodízio dos pneus

Um considerável número de proprietários de veículos automotores se preocupa com o “estado” dos pneus, o que é da maior importância para a segurança do carro, pois se eles estiverem em mau estado poderão colocar em risco a vida dos ocupantes em qualquer situação. No entanto, poucos são os que promovem o “rodízio” dos mesmos ou pelo menos sabem para que ele serve. O objetivo não é apenas fazer com que os pneus durem mais. Mudá-los corretamente de posição tem tudo a ver com procurar manter um equilíbrio entre os diferentes desgastes dos pneus. Confira essas e outras DICAS altamente relevantes sobre o rodízio.

Para que serve

O rodízio serve para se obter um desgaste equivalente dos pneus nos dois eixos do automóvel. A troca acaba equilibrando a forma como ocorre o desgaste e isso contribui para aumentar a durabilidade dos pneus. Outro ponto importante a ser considerado no que tange a esse procedimento, é a preservação da “estabilidade” do veículo, notadamente em freadas e curvas.

Quando fazer o rodízio

As fábricas de pneus recomendam que o rodízio deve ser feito a cada 5.000 kms. Portanto, o proprietário do carro deve seguir o que recomenda o manual do proprietário, ou seja, o que determina o fabricante do automóvel. E é interessante registrar, que as montadoras de veículos têm opiniões bastante semelhantes, senão vejamos: a Fiat orienta no “manual” a proceder a troca de posição a cada revisão (seis meses ou 10.000 quilômetros). A Ford segue a mesma política.
No entanto, nem todas recomendam o rodízio dos pneus. A Renault é uma delas. Segundo Carlos Henrique Ferreira (Caique), “devido à tração, os pneus dianteiros podem ser mais solicitados que os traseiros e isso poderia deixá-los um pouco quadrados, o que mudaria o comportamento em situações perigosas, como uma frenagem brusca”. Alguns especialistas ressaltam que o proprietário do carro, além do manual, também deve ficar atento ao desgaste irregular dos pneus, a fim de antecipar a mudança de posição dos mesmos.

Como fazer o rodízio

Há alguns tipos de rodízio, quais sejam:
  • o que é feito em forde “X”;
  • o que é feito somente com pneus do mesmo lado;
  • o que mistura esses dois tipos de rodízio;
  • o que inclui o estepe (quando este tem a mesma medida dos pneus de rodagem).
Mas existem algumas diferenças nas recomendações dos fabricantes de pneus e de veículos. À guisa de exemplo: enquanto a Goodyear inclui o rodízio em “X”, a Fiat Automóveis recomenda apenas a troca de pneus do mesmo lado. Por isso o proprietário do carro deve consultar o manual do veículo.

Sentido de rotação

Há entre a sociedade automotiva brasileira um “mito” segundo o qual não se deve inverter o sentido de rotação dos pneus quando se promove o rodízio dos mesmos. Não é bem assim, pois isso depende do tipo dos pneus, visto que eles têm desenhos diferentes de banda de rodagem, para diferentes tipos de performance. Segundo o coordenador de marketing da Goodyear, “entre os que não podem estão os direcionais (aqueles que têm uma seta na lateral, indicando o sentido de rodagem), pois isso vai provocar um desgaste irregular, afetar a dirigibilidade e aumentar o nível de ruídos”. Os pneus assimétricos, por seu turno, viabilizam a inversão do sentido de rotação, desde que não se desmonte o pneu da roda. Os simétricos podem ser invertidos de qualquer forma.

Alinhamento e balanceamento

É de suma importância que o proprietário do carro solicita que seja feito o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas e, semanalmente, confira a calibragem dos pneus, para que o rodízio surta EFEITO. Lembre-se: depois de mudar os pneus de lugar, é recomendável fazer o “alinhamento”.

Fonte: Tribuna do Norte – http: // tribunadonorte com br






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