Para que serve
O rodízio serve para se obter um desgaste equivalente dos pneus nos dois eixos do automóvel. A troca acaba equilibrando a forma como ocorre o desgaste e isso contribui para aumentar a durabilidade dos pneus. Outro ponto importante a ser considerado no que tange a esse procedimento, é a preservação da “estabilidade” do veículo, notadamente em freadas e curvas.Quando fazer o rodízio
As fábricas de pneus recomendam que o rodízio deve ser feito a cada 5.000 kms. Portanto, o proprietário do carro deve seguir o que recomenda o manual do proprietário, ou seja, o que determina o fabricante do automóvel. E é interessante registrar, que as montadoras de veículos têm opiniões bastante semelhantes, senão vejamos: a Fiat orienta no “manual” a proceder a troca de posição a cada revisão (seis meses ou 10.000 quilômetros). A Ford segue a mesma política.No entanto, nem todas recomendam o rodízio dos pneus. A Renault é uma delas. Segundo Carlos Henrique Ferreira (Caique), “devido à tração, os pneus dianteiros podem ser mais solicitados que os traseiros e isso poderia deixá-los um pouco quadrados, o que mudaria o comportamento em situações perigosas, como uma frenagem brusca”. Alguns especialistas ressaltam que o proprietário do carro, além do manual, também deve ficar atento ao desgaste irregular dos pneus, a fim de antecipar a mudança de posição dos mesmos.
Como fazer o rodízio
Há alguns tipos de rodízio, quais sejam:- o que é feito em forde “X”;
- o que é feito somente com pneus do mesmo lado;
- o que mistura esses dois tipos de rodízio;
- o que inclui o estepe (quando este tem a mesma medida dos pneus de rodagem).
Sentido de rotação
Há entre a sociedade automotiva brasileira um “mito” segundo o qual não se deve inverter o sentido de rotação dos pneus quando se promove o rodízio dos mesmos. Não é bem assim, pois isso depende do tipo dos pneus, visto que eles têm desenhos diferentes de banda de rodagem, para diferentes tipos de performance. Segundo o coordenador de marketing da Goodyear, “entre os que não podem estão os direcionais (aqueles que têm uma seta na lateral, indicando o sentido de rodagem), pois isso vai provocar um desgaste irregular, afetar a dirigibilidade e aumentar o nível de ruídos”. Os pneus assimétricos, por seu turno, viabilizam a inversão do sentido de rotação, desde que não se desmonte o pneu da roda. Os simétricos podem ser invertidos de qualquer forma.Alinhamento e balanceamento
É de suma importância que o proprietário do carro solicita que seja feito o alinhamento da direção e o balanceamento das rodas e, semanalmente, confira a calibragem dos pneus, para que o rodízio surta EFEITO. Lembre-se: depois de mudar os pneus de lugar, é recomendável fazer o “alinhamento”.
Fonte: Tribuna do Norte – http: // tribunadonorte com br
Link que leva ao vídeo sobre Rodizio de pneus
http://g1.globo.com/videos/autoesporte/v/confira-quando-deve-ser-feito-o-rodizio-de-
pneus/1527902/
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