E COMO TROCAR O PNEU DO AVIÃO ?
Preparação
É preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.
O macaco
A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.
A força
Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar - como a pressão é muito grande, ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.
Desencaixe
A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma delas pesa pelo menos 200 kg.
O teste
A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.
O gás
Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu. Depende de cada modelo de avião. No caso do Boeing 767 os traseiros entre 200 a 220 PSI e os dianteiros por volta de 185 PSI. São abastecidos com Nitrogênio para não alterar muito a pressão em relação à temperatura
Fonte Renato Gengo, mecânico de avião
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Muito bom o post, só uma observação: O motivo de de usar nitrogênio gasoso nos pneus é também a questão do atrito quando o avião pousa, pois se fosse ar ou oxigênio o pneu explodiria ao tocar o solo.
ResponderExcluirOs pneus geralmente são requisitados no estoque da cia e entregues com pré calibragem de estocagem e após a instalação na aeronave serão elevadas as pressões para o padrão acordo tabelas,portanto não são instalados desinflados,o que acarretaria uma maior demora no processo de inflação. grato.
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