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19 dezembro, 2011

VOCÊ JÁ PENSOU COMO SE TROCA O PNEU DE AVIÃO ?

Pneus dianteiros podem ter até 11 recauchutagens antes de ser descartados, mas os traseiros, que sofrem mais impacto pelo peso do avião, apenas 5. Após 100 voos, chega a hora de trocar o pneu . Um processo simples para profissionais, mas que requer muita prática e habilidade.




E COMO TROCAR O PNEU DO AVIÃO ?



Preparação
É  preciso isolar a área, calçar as rodas e fechar portas - isso é para evitar que a fuselagem entorte quando o avião é erguido.



O macaco
A peça-chave para trocar o pneu do avião é um grande macaco hidráulico chamado de malabar. Primeiro acionado manualmente, ele é só encaixado na aeronave.

A força
Uma mangueirinha passa a pressão interna de um pneu para o malabar - como a pressão é muito grande,  ele consegue erguer o avião. Com o avião suspenso, é retirado o pneu que não está conectado.

Desencaixe
A porca que segura a roda é solta com a ajuda de um equipamento hidráulico. Recomenda-se tirar a roda com ajuda de um suporte - cada uma delas pesa pelo menos 200 kg.



O teste
A roda tem de ser colocada ainda com seu pneu desinflado. Com a roda encaixada e presa, o freio é desativado para verificar se ela gira normalmente. Depois, a porca é presa outra vez.

O gás
Com o avião ainda suspenso, o novo pneu é inflado. E não se usa ar comprimido, mas nitrogênio, que não congela na altitude e demora mais a sair do pneu.Depende de cada modelo de avião. No caso do Boeing 767 os traseiros entre 200 a 220 PSI e os dianteiros por volta de 185 PSI. São abastecidos com Nitrogênio para não alterar muito a pressão em relação à temperatura


Fonte Renato Gengo, mecânico de avião


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2 comentários:

  1. Muito bom o post, só uma observação: O motivo de de usar nitrogênio gasoso nos pneus é também a questão do atrito quando o avião pousa, pois se fosse ar ou oxigênio o pneu explodiria ao tocar o solo.

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  2. Os pneus geralmente são requisitados no estoque da cia e entregues com pré calibragem de estocagem e após a instalação na aeronave serão elevadas as pressões para o padrão acordo tabelas,portanto não são instalados desinflados,o que acarretaria uma maior demora no processo de inflação. grato.

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