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13 dezembro, 2011

Saiba como utilizar os pneus Run-flat

Pneus comuns ou pneus Run-flat? Eis uma pergunta que deixa a cabeça de muitos motoristas no ar, mas pode ser facilmente esclarecida. Em primeiro lugar, pneus Run-flat só podem ser utilizados em determinados veículos. Assim, para utilizar um conjunto de pneus deste tipo, o automóvel deve obrigatoriamente possuir um sistema de suspensão adequado, para sustentar a estrutura rígida do produto. Alguns modelos top de linha de marcas como BMW, por exemplo, já saem de fábrica com pneus Run-flat da Continental.

 (Leia também http://meupneu.blogspot.com/2011/09/pneus-continental-runflat-ssr.html

Se o sistema de suspensão não for adequado ao Run-flat, o motorista vai sentir desconforto ao rodar, pois o contato com o solo parece ser mais duro ou áspero. “Queixas comuns como a falta de suavidade acontecem porque o automóvel não tem condições de suportar o pneus run flat, isto é, a pessoa não tem o veículo ou a suspensão adequados”
Um pneu Run-flat chega a custar o dobro do preço de um pneu comum: a faixa média de valores fica entre R$ 1,2 a R$ 1,8 mil. É caro, mas garante mais segurança a quem tem o carro correto: “Se furar um pneu, a pessoa pode conseguir tempo para chegar até um socorro, borracharia, etc.

A tecnologia do Run-flat permite que um veículo rode por mais 80 quilômetros, mesmo com o pneu furado, a uma velocidade de 80 km/hora, sem esmagar as laterais do pneu nem necessidade de troca ou possibilidade de risco de avarias à roda ou à suspensão
Outra vantagem do Run-flat é que esta tecnologia não precisa de rodas especiais para a sua instalação

A durabilidade é a mesma daquela de um pneu comum, com capacidade para rodar até 50 mil quilômetros. Esse pneu possui em sua composição uma cinta especial no centro de cada roda, que é fixada ao aro. Também possui reforços de borracha nas laterais internas e no talo – a parte do pneu que fica em contato com o aro.
Run-Flat significa, literalmente, correr plano, mas a conotação é de correr com o pneu furado. Seu desenho é feito para rodar por quase uma centena de quilômetros mesmo depois de furar sem causar danos à roda ou à suspensão. Se um pneu convencional fura, a roda esmigalha a borracha e entra em contato com a pista, porque o ar  escapa. O resultado é uma roda amassada, deformada, riscada ou mesmo inutilizada. E isso representa custo.
Run-flat da BMWCorte detalhado do Run-flat da BMW: cinta especial no centro de cada roda é fixada ao aro

É claro que você não pode dirigir para sempre com o pneu furado: é preciso repará-lo ou trocá-lo assim que possível. Mas, como o Run-flat tem paredes reforçadas, mantendo uma distância de forma que a roda não toca a pista. Além disso, depois de furar, o Run-flat se mantém na roda, diferentemente do pneu comum, que pode sair da roda após ser perfurado. Além da BMW Mercedes,Chevrolet e Honda já estão produzindo carros que vêm com pneus Run-flat. As empresas que fabricam pneus com esta tecnologia são Bridgestone, Continental, Dunlop, Goodyear, Hankook, Kumho, Michelin, Pirelli e Yokohama.
Run-flat BridgestoneUm Run-flat da Bridgestone: reforços de borracha nas laterais internas e no talo impedem que roda seja danificada

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