Menos de um ano depois, a invenção da Dunlop fez a sua estreia de competição em duas rodas. Permitindo que um corredor pouco conhecido vencesse facilmente os seus rivais mais fortes numa série de corridas de bicicletas, graças à vantagem fornecida pelos pneus pneumáticos, estabelecendo de imediato o papel dos desportos motorizados como uma característica da herança da Dunlop.
Dunlop patenteou de imediato a sua ideia e começou a desenvolver a sua invenção num empreendimento comercial, fundando o que rapidamente ficou conhecido como a Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltd. Em 1890, Dunlop abriu a sua primeira fábrica em Dublin, na Irlanda, e três anos mais tarde a primeira fábrica de pneus na Europa continental em Hanau, na Alemanha. Em 1895, os pneus Dunlop eram também vendidos em França e no Canadá e fabricados na Austrália e nos E.U.A. Em 1898, a empresa tinha crescido para além da sua base em Dublin e a produção foi transferida, em primeiro lugar, para Coventry, Inglaterra e, em 1902, para instalações com 162 hectares em Birmingham, Inglaterra – mais tarde conhecidas em todo o mundo como Fort Dunlop. Em 1910, a Dunlop colocou a sua bandeira em Malásia ocidental, criando 20.234 hectares de plantação de borracha. Em 1913, abriu a primeira fábrica japonesa de pneus em Kobe. Em vinte anos, a Dunlop fez com que o pneu de borracha sólida se tornasse obsoleto e passou de pioneira para a primeira empresa multinacional global. Fabricava e comercializava a nível global.
O espírito empresarial do seu fundador tornou-se o espírito característico da empresa, apercebendo-se obviamente que para ser uma empresa multinacional de sucesso, esta teria que continua a ser pioneira na investigação e desenvolvimento, bem como a nível comercial. O objectivo da Dunlop era e é produzir constantemente produtos superiores para melhorar a performance de veículos e a experiência de condução dos condutores.
Quando rebentou a Segunda Guerra Mundial, a Dunlop já era sinónimo de sucesso numa ampla gama de actividades – não apenas em pneus onde era o expoente máximo dentro e fora dos circuitos, mas também em travões, rodas, bolas de golfe e de ténis, pisos e outros produtos de borracha industriais. Foi uma supremacia que duraria até ao final da década de 60.
Em 1984 deu-se a fusão das operações de pneus na Europa e nos Estados Unidos da Dunlop com o grupo empresarial japonês Sumitomo. Em 1999 a Sumitomo e a The Goodyear Tyre & Rubber Company acordaram uma aliança global, tornando-se o maior produtor de pneus do mundo. A Dunlop na Europa é agora parte dessa joint venture que abrange seis empresas e está integrada na Goodyear Dunlop Tires B.V.
Fonte de pesquisa Pagina da Dunlop na internet
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