Os pneus utilizados na competição são, geralmente, de dois tipos:
de piso liso, normalmente designados por "slicks" e de piso com nervuras, conhecidos por pneus de chuva.
Um pneu "slick" é utilizado, exclusivamente, em piso seco e por duas razões fundamentais:
em primeiro lugar porque oferece uma maior superfície de contacto com o solo do que um pneu com desenho e,
em segundo lugar por uma questão de temperatura
As nervuras do piso servem para escoar a água, impedindo que se forme uma película de água entre o pneu e o solo,
película essa altamente perigosa geradora de fenómenos de hidroplanagem ("aquaplaning") que fazem perder o controlo do carro.
Cerca de um terço da superfície de contacto do pneu com o solo empurra a água para os canais de drenagem,
o terço central mantém a zona de contacto limpa e o terço situado em ambos os extremos assegura a aderência.
Uma grande parte do calor gerado pelas nervuras do pneu é dissipado na água e para que o pneu funcione a uma temperatura correta.
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30 setembro, 2011
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Gracias =D
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