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13 setembro, 2011

ESTRUTURA DO PNEU




Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. 
Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão
que suporta o peso total do veículo
. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;

Talões: constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por
finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;

Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de
borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;

Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são
 dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de 
contato necessária entre o pneu e o solo;

Banda de rodagem: é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo.
 Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e
 partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração,

 estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

Nervura central: proporciona um contato "circunferencial" do pneu com o solo.

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