Postagens populares

08 março, 2012

Pneus Usados Viram Colar, Bolsas e Tênis no Japão

Manter os pneus velhos fora dos aterros é uma tarefa difícil, já que não é biodegradável e considerando a quantidade deles que é descartada todos os dias. Basta fazer uma média de quantos carros estão nas ruas e multiplicar por quatro, sem contar ainda os caminhões de grande porte que chegam a ter 18 pneus.
 

Porém, para amenizar esse problema e aproveitando a onda ecológica, várias empresas no mundo, inclusive no Japão estão reciclando pneus velhos e transformando-os em diversos acessórios de moda, como colares, bolsas e até tênis.


Assim como a empresa americana My Sister Art e da designer de jóias, Christiane Diehl, que fazem diversas joias como brincos e colares com pneus reciclados,a empresa japonesa Seal que desde 2006, já vem fazendo bolsas com esse material, agora resolveu entrar no ramo dos calçados.
Em parceria com a Spingle , um fabricante de sapatos, a Seal lançou o Sneaker 101, um tênis de pneu reciclado que segundo a empresa, tem grande durabilidade e é totalmente impermeável. O tênis que custa cerca de ¥ 15.750 (cerca de 300 reais), tem como propaganda: ” Cada peça traz a trilha de sua vida anterior, contando o conto das estradas que viajou.







Muito além de ser apenas um apelo ecológico, a empresa garante que seus produtos, que vão desde bolsas, sacolas, porta lap top, carteiras, entre outros, são resistentes à água e tem loga duração. O visual elegante, sóbrio, preto e o designer tipicamente moderno e urbano, agradou em cheio os executivos, ecologicamente corretos.


Cada peça é feita artesanalmente à mão em Edogawa-ku, região de Tóquio, onde os artesãos deixam claro que cada bolsa, sacola, tênis ou carteira, carrega sua história pelas estradas como se fosse uma tatuagem. Cada peça narra um conto de uma estrada que já percorreu um dia, na época que ainda era um simples pneu viajante.
 

Japão em foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário