Postagens populares

05 março, 2012

Continental pesquisa a extração de borracha de dente-de-leão

A Continental integra o consórcio de indústrias e institutos de pesquisas que estuda a possibilidade de extrair látex do dente-de-leão para produzir borracha. Segundo a companhia, o material produzido pela planta tem a mesma qualidade do extraído da seringueira. A descoberta foi feita por cientistas da universidade de Müster, na Alemanha.

 

A fabricante de pneus aposta no dente-de-leão como uma boa alternativa à seiva da seringueira, que tem procura maior do que a oferta, o que reflete nos custos de produção. A descoberta também é uma opção mais interessante do que produzir borracha sintética, feita a partir de uma fonte não-renovável, como o petróleo. 

 

Os pesquisadores da universidade alemã estimam que o dente-de-leão tem potencial para suprir 10% da demanda do país europeu por borracha. Entre as características positivas da planta está o ciclo de crescimento de apenas um ano contra cinco a sete para o cultivo da borracha tradicional. Outro atrativo é a fácil extração, já que os cientistas descobriram a enzima responsável pela rápida coagulação do látex e, inibindo sua ação, foram capazes de fazer com que a seiva escorra livremente da planta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário