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22 março, 2012

Continental apresenta pneu para carros elétricos


Com o Conti.eContact, a Continental tem uma nova classe de pneus pronta para a largada, pneus que têm sido desenvolvidos para as necessidades específicas dos veículos elétricos (conhecidos como e-cars) e carros híbridos. Ao desenvolver tais pneus, uma meta em particular dos engenheiros era reduzir consideravelmente a resistência ao rolamento de modo a aumentar a autonomia de viagem dos e-cars e facilitar uma maior operação do motor elétrico nos veículos híbridos. Em relação às propriedades relacionadas à segurança, a Continental manteve seu elevado padrão presente nos produtos criados pelo departamento de desenvolvimento em Hanover. 
 
 
O novo Conti.eContact é produzido na fábrica de pneus de passeio de Korbachh e recebeu uma certificação inicial como equipamento exclusivo para o Twizy, da Renault. A Continental está projetando que 2.8 milhões de veículos elétricos estarão rodando por todo o mundo em 2020, representando algo como 3% do market share.
Foto 
 
Pneus para carros elétricos precisam atender solicitações diferentes das dos carros convencionais. Por exemplo: eles necessitam ter uma resistência ao rolamento muito menor, bem como gerar um menor nível de ruído, enquanto os requerimentos para altas velocidades não são tão elevados. Para manter um alto padrão de estabilidade direcional e de dirigibilidade, diferentes padrões de sulcos na banda de rodagem são feitos, alguns para uso no eixo dianteiro e outros no eixo traseiro. O tamanho dos pneus também difere, dependendo do tipo de veículo. Dimensões menores e mais estreitas são requeridas pelos veículos urbanos leves, enquanto os carros elétricos com volume maior usam pneus com aro de 20 polegadas.
 
A resistência ao rolamento é 30% menor em comparação à dos pneus convencionais. Os engenheiros da Continental atingiram essa redução usando uma dimensão de pneu totalmente não usual. Com o conjunto de teste no tamanho 195/55 R 20, o Conti.eContact se tornou mais alto e fino em sua aparência, ficando com um diâmetro maior e uma banda de rodagem mais estreita. Graças ao seu diâmetro maior, a deformação é reduzida quando em contato com o solo, o que diminui consideravelmente a resistência ao rolamento. Isso significa que a mesma conquista também pode ser obtida pelos pneus convencionais. 

 
Além disso, a lateral do Conti.eContact foi desenhada de tal forma que menos energia é desperdiçada quando o pneu flexiona e expande, sendo que o peso também foi reduzido. Essas medidas também diminuem a resistência ao rolamento. Com sua combinação de quatro sulcos longitudinais, grande número de ranhuras, ausência de sulcos transversais e a rigidez dos talões, a banda de rodagem foi otimizada para uma menor resistência ao rolamento e baixa emissão de ruídos. 
 
Nesse sentido, as propriedades de dirigibilidade precisa e de distância segura de frenagem também foram alcançadas. O contorno muito liso do pneu evita que os elementos da cinta se movam mais, contribuindo para baixa resistência ao rolamento. A lateral também foi desenhada para reduzir o consumo de energia. Aqui, os pesquisadores não empregaram os usuais elementos de desenho voltados para manter a resistência do ar tão baixa quanto possível. Essas propriedades fazem do Conti.eContact o pneu ideal para carros elétricos e híbridos.
 
Ao reduzir expressivamente a resistência ao rolamento, a Continental tem por objetivo cortar a energia requerida por carros elétricos e também aumentar o raio de operação desse novo tipo de veículo. A ampliação do alcance torna possível incrementar de forma significativa a aceitação desse tipo de veículo, ao mesmo tempo em que reduz a energia consumida por 100 km rodados e o tempo necessário para a carga das baterias.
 
A Continental entende que esse segmento da eletromobilidade é uma das chaves para o futuro da indústria automotiva. Como um dos fornecedores na liderança mundial, a corporação quer participar ativamente desse processo não apenas por meio do desenvolvimento de pneus, mas também de sistemas de baterias, sistemas elétricos de direção, sistemas regenerativos de frenagem e diversas aplicações interiores.
 
Medidas:
 
80 series: 55 series:
 
125/80 R 13 M 195/55 R 20 T *
 
145/80 R 13 M

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