Todos os pneus produzidos após 1º de julho de 2012 deverão ter um valor para cada item do selo, que deverão estar disponíveis ao consumidor nos pneus após 1º de novembro, embora as fabricantes possam introduzir a etiqueta voluntariamente antes desta data. Caberá a cada país do bloco definir e executar individualmente suas penas a serem impostas em caso de infrações.
A etiqueta de eficiência do pneu que será utilizada na União Europeia segue o padrão semelhante aos selos utilizados em diversos produtos, como eletrodomésticos
A escala vai de A a G para as medições de resistência ao rolamento e aderência em piso molhado, sendo que A representa o melhor desempenho. Para a medição de ruído há uma classificação em decibéis a partir de três barras que podem ser negritadas, sendo que três barras representam a melhor condição. Pelas normas da União Europeia, pneus para automóveis devem atingir o nível mínimo de ruído que corresponde a uma escala que vai de 72 dB a 76 dB, dependendo da largura do pneu.
LEIA TAMBÉM
Nenhum comentário:
Postar um comentário