Postagens populares

24 janeiro, 2012

Pneus serão etiquetados na Europa

A partir de novembro deste ano os países da União Europeia deverão utilizar um selo de eficiência nos pneus que serão vendidos ao consumidor e que deverão mostrar o grau de desempenho do produto em três quesitos: resistência ao rolamento ou eficiência de combustível, aderência em piso molhado e ruído exterior de rolamento. O selo visa a padronização de informações ao cliente e a promoção das baixas emissões e aumento da segurança nas estradas por meio da escolha de pneus de bom desempenho.

Todos os pneus produzidos após 1º de julho de 2012 deverão ter um valor para cada item do selo, que deverão estar disponíveis ao consumidor nos pneus após 1º de novembro, embora as fabricantes possam introduzir a etiqueta voluntariamente antes desta data. Caberá a cada país do bloco definir e executar individualmente suas penas a serem impostas em caso de infrações.

A etiqueta de eficiência do pneu que será utilizada na União Europeia segue o padrão semelhante aos selos utilizados em diversos produtos, como eletrodomésticos




A escala vai de A a G para as medições de resistência ao rolamento e aderência em piso molhado, sendo que A representa o melhor desempenho. Para a medição de ruído há uma classificação em decibéis a partir de três barras que podem ser negritadas, sendo que três barras representam a melhor condição. Pelas normas da União Europeia, pneus para automóveis devem atingir o nível mínimo de ruído que corresponde a uma escala que vai de 72 dB a 76 dB, dependendo da largura do pneu.


LEIA TAMBÉM

Pneus produzem energia para recarregar baterias

Nenhum comentário:

Postar um comentário