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22 janeiro, 2012

Goodyear introduz microchip nos pneus para reduzir risco de roubo


Pela primeira vez, a Goodyear irá promover a utilização comercial de microchips em pneus para camiões que visam reduzir o risco de roubo e recolher dados como a pressão e temperatura
Goodyear introduz microchip que reduz risco de rouboA Goodyear anunciou, pela primeira vez, a utilização comercial de microchips em pneus para camiões, os quais permitem evitar o roubo de pneus dos atrelados, uma prática que afeta os operadores de frotas e que em tempo de crise se acentua ainda mais. Neste sentido, o novo pneu para atrelado Goodyear Regional RHT II RFID (identidade de rádio frequência) 435/50R19.5 integra um microchip que estabelece uma ligação, via internet, com o programa de gestão de pneus FleetOnlineSolutions.
Esta nova tecnologia, que obteve um prémio na América Latina no início deste ano, permite monitorizar os pneus. Em caso de roubo, é muito mais fácil localizá-los e identificá-los em relação a outros pneus. Os pneus podem ser monitorizados durante toda a sua vida útil.
Ainda que os chips do RFID atualmente apenas tenham dados de identificação, no futuro será possível dar-lhes um carácter dinâmico, de forma a permitir a monitorização de fatores como a pressão e a temperatura em tempo real. Igualmente, a Goodyear prevê a ampliação do RFID num futuro próximo a outros tipos e tamanhos de pneus. Este fato vai constituir um grande avanço para melhorar a segurança dos condutores e dos pneus, protegendo-os contra roubos e incidentes.

“O roubo de pneus de atrelados é uma realidade. Mesmo quando a polícia recupera os pneus roubados, é impossível provar a sua origem visto que os dígitos de identidade dos pneus normalmente são removidos. A partir de agora, com a introdução do microchip nos pneus, não podem ser removidos sem os destruírem. Isto significa que os ladrões não conseguem apagar a origem dos pneus e desta forma evitamos roubos dos que apresentarem o logótipo RFID na parede lateral”, referiu Nieves Fuentes, directora de Comunicação da Goodyear Dunlop Ibéria.



O microchip é integrado nos pneus na linha de montagem e programado com um código único que o identifica, permitindo a um leitor portátil determinar o tipo e tamanho do pneu, bem como o seu número de identidade único. Um fornecedor de serviços da Goodyear ou operador de frotas pode, rapidamente, ler todos os pneus RFID e registar os detalhes eletronicamente, poupando tempo e assegurando a precisão. O controlo do estoque  de pneus  é outro dos benefícios deste avanço.
Os pneus RFID são produzidos actualmente no Luxemburgo. Futuramente, a fábrica da Goodyear situada em Wittlich, na Alemanha, também vai produzir estes pneus.

Fonte:Lusomotores


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