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02 janeiro, 2012

Porque você deve alinhar o seu carro ?


Para a regulagem dos ângulos da direção do veículo conforme as especificações do fabricante. Basicamente são 4 ângulos a serem verificados: convergência, divergência, camber e caster.

Quando deve ser efetuado:

  1. Em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo, ou pelo menos, a cada 7.000 km rodados;
  2. Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
  3. Na colocação de pneus novos;
  4. Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
  5. O veículo tende a ir mais para um lado ou tem dificuldade de se manter na trajetória;
  6. Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus.
O alinhamento é especificado pelo fabricante do veículo, a fim de oferecer uma maior eficiência de rolamento e melhor dirigibilidade. Caso haja alguma alteração nas especificações de alinhamento ocasionada por impacto, trepidação, compressão lateral ou desgaste dos componentes da suspensão, poderá haver o comprometimento do bom funcionamento do veículo ou, ainda, provocar um desgaste irregular e prematuro da banda de rodagem dos pneus.
Existem diversos métodos de alinhamento no mercado. Entretanto, atualmente, o alinhamento total das quatro rodas é o serviço mais completo e eficiente do mercado, pois nele a convergência individual traseira é medida e ajustada conforme as especificações do fabricante. Esse ajuste faz coincidir a linha direcional das rodas traseiras com a linha geométrica central direcional. Nesse caso, as quatro rodas ficarão paralelas entre si e o volante centrado, o que resulta no paralelismo total do veículo.
CAMBAGEM
É o ângulo de inclinação da suspensão da roda com relação a um plano vertical. Pode ser negativo (para frente) ou positivo (para trás) e é responsável por proporcionar a estabilidade direcional do veículo. Raramente o caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.
Quando a roda estiver tendendo para um lado, é sinal de que o caster está desigual, o que provoca um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. E, quando estiver excessivo, pode resultar em um desgaste total e prematuro da mesma.

As consequências de um Caster fora das especificações são:

  • Se for insuficiente:
    • Diminuição da estabilidade direcional em alta velocidade;
    • Diminuição do esforço direcional requerido em baixa velocidade.
  • Quando excessivo:
    • Aumento da estabilidade direcional em alta velocidade;
    • Aumento do esforço direcional requerido em baixa velocidade;
    • Pode causar vibrações laterais em alta velocidade.
  • Diferente lado a lado:
    • Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em frenagens violentas.
    • A máxima diferença tolerável lado a lado é de ½ grau.
  • CAMBAGEM

    A função do Camber é distribuir de forma uniforme o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus. O que determina o camber é a inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano horizontal, que pode ser positiva (quando os pneus estão voltados para fora) ou negativa (quando os pneus estão voltados para dentro). Regulagens incorretas de Camber, normalmente causam desgaste excessivo nos “ombros” dos pneus.
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