O fabricante de pneus Continental veio a público exigir melhorias no sistema de supervisão de mercado na Europa, depois de um recente teste a pneus de inverno levado a cabo pelo clube automóvel alemão ADAC e pela associação de consumidores Stiftung Warentest ter demonstrado, no entender do fabricante, “mais uma vez e de uma forma muito clara a falta de um acompanhamento eficaz do cumprimento dos requisitos legais da Comissão Europeia”.
Na posição agora divulgada, através de comunicado, a Continental recorda as conclusões do teste em causa e, nomeadamente, quanto ao desempenho dos pneus mais pequenos – 165/70 R 14 – em piso molhado.
“O melhor pneu de inverno neste campo, o ContiWinterContact TS 850, que obteve uma classificação C na etiquetagem de pneus da UE, apresentou uma distância de travagem de 35.2 entre os 80 km/h e o momento da paragem”, recorda a Continental. Contudo, “o desempenho mais fraco, feito por um pneu importado de um fabricante asiático, também possui o rótulo de classe C, mas necessitou de uns assustadores 46.m para se imobilizar.”
“Já é altura de estas enormes infrações terem sanções proporcionais e que funcionem como meio de dissuasão”, afirma o fabricante, defendendo que, “caso contrário, a indústria europeia de pneus é colocada numa desvantagem substancial pela legislação europeia, algo que não pode ser do interesse dos legisladores”.
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