A Reciclanip, entidade mantida pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), informa que de janeiro a setembro deste ano coletou e destinou para reciclagem ou queima mais de 285 mil toneladas de pneus inservíveis, peso equivalente a 57 milhões de pneus de carros de passeio. Desde 1999, os fabricantes recolheram 2,56 milhões de toneladas e, segundo a Reciclanip, durante este período investiram US$ 221,4 milhões no programa de logística reversa.
“A previsão de investimento para 2013 é superior a R$ 85 milhões, valor maior do que o investido no ano passado. Os recursos são utilizados para os gastos logísticos, que hoje representam mais de 60% dos nossos pagamentos, e também para as destinações”, explica Alberto Mayer, presidente do Sistema Anip, do qual a Reciclanip é parte. “Temos hoje mais de 800 pontos de coleta e uma média de 60 caminhões transitando diariamente por cerca de 3,5 mil rotas. Toda essa operação é comandada pela Reciclanip”, acrescenta.
Os 808 pontos de coleta atuais estão distribuídos em todos os estados brasileiros e foram criados em parceria com prefeituras, que cedem os terrenos em cidades com mais de 100 mil habitantes, ou em forma de consórcio de municípios que atinjam esse número mínimo. O responsável pelo ponto comunica à Reciclanip para a retirada a cada vez que o estoque coletado chega a 2 mil pneus de passeio ou a 300 de caminhões.
No Brasil, apenas uma pequena parte dos pneus recolhidos é reciclada. Eles são moídos e a borracha é separada dos demais componentes, especialmente do aço, que também é reutilizado. Entre os produtos que utilizam a borracha retirada desse processo estão solados de sapato, materiais de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis. A borracha moída e separada também é misturada ao asfalto para uso em pavimentação com o asfalto-borracha, que apresenta importantes vantagens.
A maioria dos inservíveis é, no entanto, queimada como combustível alternativo nos fornos das indústrias de cimento, em operação que contempla os cuidados ambientais necessários, com o uso de sistemas especiais de filtração e retenção, segundo a Reciclanip.
“É muito importante que o consumidor não leve pneus velhos pra casa. Sempre que ele comprar pneus novos, ele deve deixar os inservíveis na loja, que tomará as providências para enviá-los ao nosso ponto de coleta”, alerta diz Mayer. “Os pneus inservíveis descartados de forma errada contribuem para entupimentos de redes de águas pluviais e enchentes, poluição de rios e ocupam um enorme volume nos aterros sanitários. Podem ainda ser foco para o mosquito da dengue. E se queimados de forma errada, geram poluição atmosférica”, orienta.
Para saber onde levar pneus inservíveis, o site da Reciclanip (www.reciclanip.org.br) tem uma lista com todos os pontos de coleta.
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25 outubro, 2013
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