Postagens populares

21 outubro, 2013

Continental quer dar uma utilidade para o dente-de-leão

 A empresa alemã de pneus Continental quer dar uma utilidade para o dente-de-leão. A planta, muito mais lembrada pela sua característica de, ao vento, soltar pequenos filetes que parecem fibras de algodão, poderá ser utilizada para a fabricação de borracha.
 - The Green Car Website/Divulgação

Esse uso está próximo de acordo com uma pesquisa realizada em conjunto pela empresa e o Instituto Fraunhofer de Biologia Molecular e Ecologia Aplicada. A intenção é extrair borracha das raízes do dente de leão e, com isso, ter uma produção do materal estável o ano todo

O processo atual, que depende das seringueiras, está muito sujeito às variações do clima, o que não ocorre com o dente-de-leão. De quebra, utilizar a nova matéria-prima acarretaria em um impacto ambiental muito menor do que o gerado pelo processo atual.

Outra vantagem é que o dente-de-leão não exige muito do solo para se desenvolver, o que facilita na hora de escolher onde ele será plantado. "Isso permite cultivarmos essa planta perto de nossas fábricas, o que diminui o impacto logístico", afirma Nikolai Setzer, responsável pela divisão de pneus do conselho executivo da Continental.

Os primeiros testes de pneus feitos com o uso da planta serão feitos em ruas públicas e devem ocorrer nos próximos anos.





Fonte    O  Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário