Se você já parou para olhar o pneu do seu carro, deve ter notado a inscrição “tubeless”. Apesar do nome difícil, trata-se dos pneus sem câmara, que estão no mercado há cerca de 30 anos e hoje equipam quase que a totalidade dos carros da linha leve que saem de fábrica. São mais seguros e mais baratos.
Em comparação com o modelo antigo, o “tube type” (que era composto de pneu e uma câmara de ar interna) leva vantagem no peso e no preço, como explica Gilberto Jorge Haviaras, supervisor de engenharia de campo da Bridgestone. “O pneu tubeless tem uma série de vantagens em relação ao modelo que o antecedeu. A principal é a redução de peso, já que não conta com uma câmara de ar interna. Isso gera uma economia de material e consequentemente, no preço do produto”.
Além disso, explica Haviaras, o modelo facilita o alinhamento do veículo, já que trepida menos por não ter nenhum objeto por dentro. “Ele também é mais seguro, já que mesmo com um pequeno furo, o pneu não se esvazia instantaneamente, possibilitando o condutor chegar a uma oficina especializada”, completa o especialista.
A própria estrutura do pneu foi desenvolvida para segurar o ar internamente, sem a necessidade de nenhum auxílio. As laterais do pneu que encostam nas rodas, também conhecidas com talões, são as responsáveis por vedar a saída do ar, mantendo-o sempre cheio.
Os pneus sem câmara estão em praticamente todos os carros produzidos no Brasil ou importados a partir de metade da década de 1980.
Nenhum comentário:
Postar um comentário