Postagens populares

03 maio, 2012

Pneu que se adapta ao clima

Um grupo de investigadores da Universidade de Leipzig, na Alemanha, está a desenvolver o primeiro pneu «inteligente», que se adapta ao clima, mesmo quando o carro está em movimento, noticia o New York Daily News. A equipa de cientistas liderada por Detlef Riemer revelou um protótipo do pneu adaptativo esta semana na feira anual de Hannover, um dos maiores eventos dedicados ao setor industrial à escala global.


 

Para o professor alemão esta poderá ser uma forma de o utilizador não ter de se preocupar em mudar pneus quando conduz num piso específico. Reimer descreve este pneu, entretanto já patenteado, como estando equipado com sensores eletrónicos que reconhecem os diferentes tipos de terreno, seja em alcatrão da autoestrada ou terra batida, com estrada seca, com chuva ou neve. Consequentemente, o pneumático altera a sua forma automaticamente, expandindo o perfil alterando o desenho do rasto em conformidade com o piso. Tais características permitem otimizar o desempenho em tempo real, o que reflete também, em última análise, nos consumos.


 

Este pneu ainda está longe de ser considerado um produto acabado, uma vez que o foco da pesquisa está atualmente nos «materiais com memória» que podem ser usados para as partes móveis dos seus perfis.


AUTOHOJE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário