Postagens populares

08 maio, 2012

Andar com excesso de peso no veículo pode comprometer a estrutura do pneu


O sobrepeso pode prejudicar também vários outros componentes do carro
Todo carro possui uma capacidade máxima de peso que se pode transportar. Não atender a essas especificações trará sérios danos não só aos pneus, como também ao veículo. A sobrecarga aumenta a flexão da estrutura e a temperatura do pneu. Além disso, a direção fica pesada e ocorre perda de estabilidade nas curvas. O consumo de combustível também aumenta devido à maior resistência ao rolamento.


O principal dano causado aos pneus devido à sobrecarga é a redução da vida útil pelo desgaste da banda de rodagem e a fadiga estrutural. Com o aumento da flexão e a elevação da temperatura do pneu devido ao peso excedido, ele fica mais sujeito a rachaduras e quebras circunferenciais nas laterais e desagregação de componentes (lonas/rodagem, entre lonas, etc.). Além disso, a sobrecarga também provoca danos nos componentes do veículo, como a suspensão, sistema de freios, motor e câmbio.

“Para prevenir o desgaste excessivo dos pneus, siga sempre as recomendações do fabricante do veículo quanto à carga máxima a ser transportada e a pressão de inflação a ser usada de acordo com a carga”, ressalta o Gerente Geral Engenharia de Vendas da Bridgestone do Brasil, José Carlos Quadrelli. “O peso máximo suportado pelo pneu está indicado em sua lateral”, completa.
 

Sempre que carregar peso for inevitável, procure distribuí-lo de forma igual dentro do carro e, se possível, coloque parte do peso na parte interna ou no teto. Antes de trafegar na condição de carga máxima, é imprescindível ajustar a pressão de inflação dos pneus para os valores máximos indicados pelo fabricante do veículo. A calibragem deve ser feita ainda com os pneus frios.

fonte SEGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário