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09 maio, 2012

Para onde vai o seu pneu usado?

A destinação dos pneus velhos ainda é um problema comum no Brasil. A resolução n° 258 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) obriga os fabricantes e importadores de pneus a darem um destino ambientalmente correto aos usados. A conta é simples: para cada pneu vendido, o produtor deve recolher um usado.



Os principais fabricantes de pneus no Brasil criaram uma solução. Desde 2007, Bridgestone, Goodyear, Michelin e Pirelli se juntaram e criaram a Reciclanip (Recicladora da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), uma entidade que recolhe os pneus que não servem mais. Em 2010, a Continental se juntou ao grupo. O projeto teve início em 1999 com a criação do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Iservíveis, implantado pela Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos).

 


Nos três primeiros meses de 2012, foram recolhidas 89 mil toneladas de pneus. Assim como todo o restante reciclado desde 2007, este volume já tem destino certo: vão para a indústria cimenteira para servir como combustível para os fornos ou são triturados e viram matéria-prima para asfalto-borracha, pisos de quadras e outros artefatos de borracha.



Cesar Faccio, coordenador da Reciclanip, destaca o espaço ocupado pelos pneus quando rejeitados de forma incorreta. “Os pneus inservíveis, descartados de forma errada, contribuem para entupimentos de redes de esgoto, enchentes e poluição de rios”. Faccio completa conscientizando a população a não queimar pneus fora de uso e fala sobre um dado importante: “um pneu costuma demorar mais de 150 anos para se decompor. Por isso, é fundamental investir em sua reciclagem". Só em 2011, 320 mil toneladas de pneus foram recolhidas. Desde 1999, quando o projeto experimental foi implantado, ao todo, 1,95 milhão de toneladas já foram recicladas. Os fabricantes pretendem investir cerca de US$ 41 milhões na logística para recolhimento de pneus.

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