Um estudo da revista alemã Autobild demonstrou que as características de alguns pneus provenientes da China ficam muito atrás dos equipamentos produzidos na Europa . Neste estudo, foram comparados 10 modelos de pneus produzidos nesse país asiático e um pneu premium fabricado na Europa, nomeadamente o ContiPremiumContact 5, da Continental.
“Para além disso, em piso molhado, os resultados foram desastrosos”, reportaram os responsáveis pelos testes, tendo em conta que a diferença em distância de travagem a uma velocidade normal para auto-estrada, cerca de 100km/h, entre os pneus Continental, que servem como modelo de referência premium, e aquele que obteve o pior resultado em piso molhado foi de cerca de 24 metros.
O resultado dos testes de “aquaplaning” foi igualmente pobre, tendo o pior resultado alcançado pelos pneus chineses sido de cerca de 66km/h a velocidade a que entrou em “aquaplaning”, enquanto que os melhores em teste continuaram com uma boa tracção mesmo acima dos 78km/h.
Os especialistas da publicação especializada no sector automóvel testaram pneus de proeminentes produtores europeus, americanos e asiáticos, mas que são fabricados na China e destinados ao mercado doméstico. Estes pneus não foram aprovados para venda na União Europeia. O tamanho testado, 205/55 R 16, é o mais indicado para um vasto número de carros de segmento médio.
Perante este cenário, os especialistas aconselham os consumidores a confirmar se os pneus que vão adquirir estão aprovados para uso na Europa, fator indicado por um código colocado na lateral: “e4”. A forma mais segura é fazer a compra diretamente ou on-line num revendedor especializado ou num agente local, que poderá confirmar na hora da compra se os pneus estão aprovados para utilização nas estradas europeias. Desta forma, se surgir algum problema, o consumidor terá sempre um local para reclamar.
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