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02 julho, 2012

Vantagens e desvantagens dos pneus de Alta-Performance


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Você já parou para pensar no quanto a vida dos pneus de um carro é difícil? Eles recebem cargas pesadas, rodam durante horas sem parar, passam em buracos… E ainda precisam escoar a água de superfícies molhadas para evitar aquaplanagem, garantir boa estabilidade, poder de frenagem e, como se não fosse suficiente, devem ser duráveis e oferecer conforto. Se este componente sofre em um veículo comum, imagine, então, em um carro preparado, capaz de realizar acelerações bem mais rápidas, curvas em alta velocidade e frear em espaços curtos. Um conjunto de pneu simples não dará conta do recado e perderá eficiência: é preciso partir para um kit de alta performance, específico para desfrutar o desempenho extra que o bólido oferece.
Segundo Ivo Mengarda Junior, pneus de alta performance são desenvolvidos para oferecer, acima de tudo, dirigibilidade, tração e poder de frenagem superiores em relação aos modelos convencionais. “Normalmente, eles são mais aderentes, oferecem melhor escoamento de água e facilidade para dissipar o calor”, explica o especialista. “Mas, em contrapartida, gastam mais rápido, pois, como sua função principal é garantir a dirigibilidade em alta velocidade, seus compostos são mais macios”. Gustavo Loeffler, do departamento técnico da Yokohama, explica que estes componentes também tendem a oferecer menor conforto, por gerarem maior nível de ruído e terem perfil menor — diminuindo a capacidade de amortecimento.
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De acordo com Vinicius Sá, Gerente de Marketing da Goodyear, um dos fatores a caracterizar um pneu de alta performance é o seu índice de velocidade. “Existem pneus de alta performance chamados de HP (High Performance) e também os componentes UHP (Ultra High Performance)”, explica. “Os componentes HP normalmente oferecem índice de velocidade H (para suportar picos de até 210 km/h) ou V (240 km/h). Já os UHP partem da nomenclatura W (270 km/h) ou Y (300 km/h)”, diz Sá.

CARACTERÍSTICAS
As diferenças de um pneu de alta performance para um componente comum vão muito além da largura maior. José Carlos Quadrelli, Gerente Geral de Vendas da Firestone, informa que além da maior largura e perfil reduzido, estes componentes possuem estruturas diferentes da aplicada em um componente comum. “Eles podem receber lonas ou reforços adicionais sobre suas cintas, garantindo maior rigidez”, explica Quadrelli. Conforme Gustavo Loeffler, da Yokohama, tais reforços podem ser feitos com materiais como kevlar, aço, poliéster ou mesmo Rayon — um derivado de fibra de celulose. Com a carcaça mais rígida, o pneu sofre menor deformação em acelerações, frenagens e curvas, fazendo a banda de rodagem ficar melhor apoiada no solo em condições extremas de uso, permitindo maior tração.

Outro diferencial dos componentes de alta performance é o próprio desenho da banda de rodagem. Enquanto pneus comuns normalmente são bidirecionais (ou assimétricos), cujos sulcos e ranhuras são divergentes em ângulos e sentidos, os “borrachudos” de alta performance tendem a ser direcionais — com os sulcos direcionados para o centro do pneu. “Normalmente, pneus direcionais tendem a ser mais esportivos. Eles possuem desenho com blocos de maior tamanho, sem emendas nos ombros ou no centro da banda. Isso privilegia a estabilidade direcional e em curvas, além de frenagens mais equilibradas”, explica Gustavo Loeffler, da Yokohama.
Ranhuras e sulcos desenvolvidos para drenar a água de pisos molhados e evitar aquaplanagem, explica Loeffer, podem ser limitantes para a tração em pisos secos. “Um pneu com muitos sulcos e ranhuras tem menos área de contato e maior deformação, o que pode diminuir a performance em piso seco”, afirma o especialista. Outro detalhe na construção de um pneu de alta performance está nos próprios itens empregados em sua composição. Estes compostos e minerais influenciam diretamente na temperatura de trabalho dos pneus, característica crucial para sua eficiência e durabilidade. Loeffer informa que componentes como sílica, compostos microflexíveis e até mesmo óleo de laranja podem maximizar a performance de dirigibilidade tanto em piso seco quanto molhado.
PRESSÃO
Carcaça mais resistente à deformação, compostos de maior aderência, desenho otimizado… Um pneu de HP oferece características superiores em relação a um componente comum. Mas, um descuido em especial pode anular todas as suas vantagens: a pressão utilizada.
Cesar Urnhani, piloto de testes da Pirelli, afirma que a calibragem correta é fundamental para extrair o máximo de desempenho que um conjunto de pneus pode oferecer. “Um pneu com calibragem abaixo da recomendada pelo fabricante tem a sua área de contato com o solo alterada. Em curvas, a própria banda de rodagem fica propícia a determinados tipos de torções, diminuindo drasticamente a estabilidade”, explica o especialista. “Um pneu murcho aquece muito mais, acelerando seu processo de desgaste”, adiciona Urnhani. O piloto também informa que, em situações de uso normais, o pneu com calibragem abaixo da recomendada fica mais propício a rasgar, formar bolhas ou danificar a roda, caso passe em um buraco.
E a situação não é muito melhor quando um pneu é calibrado com pressão acima da recomendada pelo fabricante. “Isso faz com que a banda de rodagem tenha a sua área central expandida, acelerando o desgaste irregular”, explica Urnhani. “Além do desgaste acentuado, um pneu com pressão muito elevada fica com menor área de contato com o solo, diminuindo significativamente sua aderência”, finaliza o piloto de testes.
Se aplicados corretamente, pneus de alta performance também representam segurança ao dirigir. Mais do que permitirem alto desempenho em uma pista, eles podem ser a diferença entre um “foi por pouco” para um acidente sério em uma situação de emergência. Portanto, carros especiais merecem pneus especiais.
De acordo com o piloto de testes da Pirelli, Cesar Urnhani, um pneu perde apenas um pequeno percentual de dirigibilidade quando se aproxima do fim de sua vida útil. “Até atingir a marca TWI, indicadora da ‘hora de trocar’, ele oferece comportamento normal”. O especialista também explica que muitas pessoas acreditam que um pneu careca seja slick. “Isso é um equívoco terrível”, diz. “Um pneu slick foi desenvolvido para oferecer alta aderência em função de seus compostos. Já nos pneus de rua, os maiores responsáveis pela capacidade de tração são os gomos dos pneus. Eles funcionam como garras para dar tração”, explica Urnhani
Embora pneus de alta performance tenham menor vida útil se comparados aos componentes comuns, o modo de condução faz toda a diferença na sua durabilidade. Tangenciar as curvas e evitar derrapagens em mudanças de direção são fundamentais, por exemplo. Caso as rodas travem em uma frenagem, as bandas de rodagem podem ficar “quadradas”, oferecendo menor estabilidade.

Fonte Fullpower

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