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22 julho, 2012

Bom para o bolso, pneu remoldado pode sair caro para a segurança




http://jornalcidade.net/93629




Desde 1º de junho de 2007, o pneu reformado (remold), a exemplo do pneu novo, destinado a automóveis, camionetas e caminhonetes, só pode ser vendido se possuir a marca da conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Assim sendo, as empresas reformadoras de pneus que não possuem contrato vigente com organismos de certificação de produtos são obrigadas a se registrar junto ao respectivo órgão.




O cumprimento desse requisito visa à segurança, uma vez que pesquisa do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) constatou que 75% dos pneus remoldados estão irregulares. Das amostras, somente um a cada quatro pneus possui o selo de qualidade do Inmetro. De acordo com o regulamento, as reformadoras precisam submeter os pneus reformados a ensaios de velocidade sob carga, em que é testada a resistência do pneu. No ensaio, o pneu não pode apresentar avarias, como rachaduras, descolamentos, falhas no conserto, falhas no material de reforma, entre outras previstas na regulamentação.





Em termos de economia, o remold é bem mais vantajoso. Comparando-o ao novo, a diferença chega até a R$ 70,00; com o importado, cerca de R$ 30,00. Mas, para que você possa transitar tranquilamente com pneu reformado, o mesmo deve apresentar, afixadas de forma legível, estampadas em alto-relevo ou em etiqueta vulcanizada na lateral, resumidamente, as seguintes informações: marca do Inmetro; expressão “Recauchutado”, “Recapado” ou “Remoldado”, conforme o processo empregado; designação da dimensão, capacidade de carga máxima e limite de velocidade que o pneu pode suportar; marca e C.N.P.J. do reformador; expressão “Sem Câmara” para pneu projetado para esse uso; data de reforma e indicador de desgaste da banda de rodagem em conformidade com o regulamento técnico do Inmetro.


Existem três tipos de reforma: na “recapagem” substitui-se a banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo). Na “recauchutagem”, além da banda de rodagem, são substituídos os “ombros” (parte externa entre a banda de rodagem e o flanco ou a parte lateral do pneu). No tipo mais completo, a “remoldagem”, além da banda de rodagem e ombros, toda a superfície dos flancos é reconstituída.

Esta é uma reprodução da notícia publicada na edição impressa do Jornal Cidade

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