Postagens populares

07 julho, 2012

Inmetro lança programa de etiquetagem de pneus


Assim como os eletrodomésticos, os pneus receberão selo de eficiência. O projeto elaborado pelo Inmetro está aberto para consulta pública até o dia 14 de julho e deve virar uma portaria ainda no segundo semestre desse ano. O objetivo da ação é informar ao consumidor sobre as características de segurança e eficiência energética do pneu, que devem ser classificados em categorias entre “A” e “G”.
O programa deve seguir o modelo europeu que entrará em vigor em novembro desse ano, tornando obrigatória a inserção da etiqueta em todo pneu novo comercializado na União Europeia. No Brasil, a expectativa da entidade é que essa regulamentação entre em vigor gradativamente a partir de 2014.
Nas etiquetas serão avaliados o nível de ruído, a aderência ao piso molhado e a resistência ao rolamento. Na categoria A estão os pneus verdes que são desenvolvidos a partir de tecnologias inovadores e matérias-primas de excelente desempenho, como as borrachas sintéticas de alta performance. Além de uma menor emissão de ruídos, maior aderência em pisos molhados e maior resistência ao rolamento, essa nova borracha garante também uma maior vida útil ao pneu.
Em média, entre 20% e 30% do consumo de combustível em um automóvel e 24% das emissões de CO2 de um veículo são atribuídos aos pneus. Os pneus verdes podem economizar cerca de 1 litro de combustível a cada 100 km rodados ao longo de sua vida útil. Ou seja, se todos os pneus no mundo fossem produzidos com borracha de alta performance, isso resultaria em uma economia anual de 20 bilhões de litros de combustíveis, e uma redução de aproximadamente 50 milhões de toneladas de CO2 emitidos à atmosfera, segundo um estudo da multinacional LANXESS, maior produtora de borracha sintética do mundo. “Essa medida é importante para o consumidor, pois ele passará a ter parâmetros para escolher o pneu que melhor atender às suas necessidades”, complementa Marcelo Lacerda, presidente da LANXESS no Brasil.
 Leia também O FUTURO DOS PNEUS É VERDE

http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=559314189448047654#editor/target=post;postID=4739934549393347669


Segundo dados da multinacional alemã, o segmento de pneus de alta performance deve crescer cerca de 77% no mundo até 2015. Em 2011, o setor pneumático produziu 66,9 milhões de unidades de pneus para veículos de carga, caminhonete, automóvel e outros. A expectativa para esse é que o setor cresça em torno de 2,5% segundo dados da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Além disso, as indústrias pneumática já anunciaram investimentos de U$ 2,7 bilhões no Brasil para os próximos cinco anos.



Fonte:Portal Fator Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário