Garantia e validade dos pneus são dois dados distintos.
Desde outubro de 2016, todos os compostos de carros de passeio
fabricados no Brasil devem receber a etiqueta de eficiência energética,
parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo
Inmetro. No entanto, a etiqueta dos pneus leva apenas três fatores em
conta: economia de combustível, frenagem no molhado e emissão de ruídos
externos.
Sendo assim, nem a validade e nem a garantia estão inseridos na etiquetagem. Apesar
disso, não existe prazo de validade para pneus. Por isso não existe
nenhuma marcação referente ao ano final da vida útil dos compostos.
Já a garantia, por sua vez, é um prazo dado pelo fabricante contra
qualquer defeito de fabricação que venha ser constatado durante o uso,
exceto as avarias de natureza acidental e aquelas decorrentes de uso
inadequado do produto. No entanto, é plenamente possível que um pneu
ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia. São cinco anos a partir da data de compra
Como a validade é indeterminada, o consumidor pode seguir alguns
procedimentos para saber quando se o pneu está em bom estado antes de
comprar.
O primeiro passo é ir a uma loja especializada, que terá
profissionais treinados para auxiliar na tarefa. Vale também conferir
como o produto está armazenado. Isso é importante pois se foram
guardados incorretamente, pode acontecer com que os compostos sofram
deformações e a borracha perca algumas de suas propriedades.
Além disso, o pneu não deve ter contato com derivados de petróleo e
outros produtos químicos que possam agredir e deteriorar a composição
química dele.
NUNCA O PNEU PODE SER VENDIDO PELO COMÉRCIO SE A DATA DO DOT Á TIVER VENCIDA ( após 5 anos da fabricação )
Por mais que não tenha prazo de validade, recomenda-se, como
precaução, que pneus com 10 anos ou mais da data de fabricação sejam
substituídos. Até mesmo o estepe, que talvez nunca tenha sido utilizado,
deve ser substituído segundo os fabricantes.
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11 outubro, 2018
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