Postagens populares

11 outubro, 2018

GARANTIA E VALIDADE DOS PNEUS

Garantia e validade dos pneus são dois dados distintos. Desde outubro de 2016, todos os compostos de carros de passeio fabricados no Brasil devem receber a etiqueta de eficiência energética, parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro. No entanto, a etiqueta dos pneus leva apenas três fatores em conta: economia de combustível, frenagem no molhado e emissão de ruídos externos.




 Sendo assim, nem a validade e nem a garantia estão inseridos na etiquetagem. Apesar disso, não existe prazo de validade para pneus. Por isso não existe nenhuma marcação referente ao ano final da vida útil dos compostos.

 Já a garantia, por sua vez, é um prazo dado pelo fabricante contra qualquer defeito de fabricação que venha ser constatado durante o uso, exceto as avarias de natureza acidental e aquelas decorrentes de uso inadequado do produto. No entanto, é plenamente possível que um pneu ainda esteja em boas condições de uso mesmo após o término da garantia. São cinco anos a partir da data de compra


Como a validade é indeterminada, o consumidor pode seguir alguns procedimentos para saber quando se o pneu está em bom estado antes de comprar.
O primeiro passo é ir a uma loja especializada, que terá profissionais treinados para auxiliar na tarefa. Vale também conferir como o produto está armazenado. Isso é importante pois se foram guardados incorretamente, pode acontecer com que os compostos sofram deformações e a borracha perca algumas de suas propriedades.
Além disso, o pneu não deve ter contato com derivados de petróleo e outros produtos químicos que possam agredir e deteriorar a composição química dele.
NUNCA O PNEU PODE SER VENDIDO PELO COMÉRCIO SE A DATA DO DOT Á TIVER VENCIDA  ( após 5 anos da fabricação )






Por mais que não tenha prazo de validade, recomenda-se, como precaução, que pneus com 10 anos ou mais da data de fabricação sejam substituídos. Até mesmo o estepe, que talvez nunca tenha sido utilizado, deve ser substituído segundo os fabricantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário