Preocupação mundial
e histórica, os pneus velhos, aos poucos, estão deixando de ser um
problema insolúvel no Brasil. Na verdade, hoje já até fazem parte de
solução para alguns setores industriais ao servirem como insumo ou, em
último caso, como combustível para fornos.
Somente no ano passado foram coletadas mais de 458 mil toneladas de
pneus inservíveis no País. O trabalho é feito pelos próprios fabricantes
de pneus por intermédio da Reciclanip, entidade que gerencia o processo
de logística reversa do setor, criada em 2007 pela Anip, a associação
nacional dos produtores de pneus.
O volume equivale a 101,78% da meta estabelecida pelo Ibama e a cerca
de 91,6 milhões de pneus para carros de passeio. Desde 1999, os
fabricantes já recolheram 4,5 milhões de toneladas de pneus inservíveis,
o equivalente a 898 milhões de pneus.
No ano passado, a região Sudeste respondeu por 56,83% do total
coletado, seguida pelo Sul, com 21,17%. Na sequência aparecem
Centro-Oeste, Nordeste e Norte, com 9,77%, 9,05% e 3,17%,
respectivamente, aponta o órgão ambiental no Relatório de Pneumáticos
2018.
Foto: Pixabay
Ultrapassar o índice proposto como meta de reciclagem tem sido
rotineiro para a Reciclanip desde 2009. Em 2014 e 2015 a coleta chegou a
mais de 106,9% da meta. Em peso, porém, 2017 é a recordista.
Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas
trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como
combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados
de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras
poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a
produção de asfalto-borracha.
Por Redação AutoIndústria |
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25 setembro, 2018
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