Postagens populares

27 abril, 2016

RISCOS DE USAR PNEUS MAIS LARGOS QUE O RECOMENDADO PELO FABRICANTE


Conheça os riscos de usar pneus mais largos do que o recomendável

Especialistas recomendam que se consulte o manual do veículo, que possui as características técnicas ideais para o uso do pneu
Especialistas recomendam que se consulte o manual do veículo, que possui as características técnicas ideais para o uso do pneu Foto: WARREN GOLDSWAIN / Daxiao Productions - Fotolia


Você já deve ter ouvido alguém falar que quanto maior a largura do pneu maior é a estabilidade do veículo. Mas será que isso é verdade? O gerente de e-commerce e inteligência de mercado de uma grande empresa de pneus em São Paulo, Carlos Eduardo Molina, explica que a estabilidade do veículo não depende apenas da largura do pneu, mas também de uma série de outros fatores como altura do pneu e condições do jogo de mola, amortecedores e freio:
“Um pneu mais largo vai dar mais aderência. Estabilidade e aderência não necessariamente andam juntas. Haverá mais área de contato com o solo, logo o pneu terá mais aderência”.

Um pneu mais largo vai dar mais aderência
Um pneu mais largo vai dar mais aderência Foto: Industrieblick - Fotolia

Em relação à estabilidade com o uso de pneus mais largos do que o recomendável para o automóvel, o engenheiro mecânico Arthur de Linhares explica o risco:
“Fazer uma curva na estrada, por exemplo, com pneus mais largos pode causar a perda de controle da direção, uma vez que o excesso de aderência no solo pode não ser compatível com a suspensão do veículo. O carro pode até tombar”.
Por essas e outras é que os especialistas recomendam que, antes de sair trocando os pneus do carro por outros com uma largura maior, é preciso ter algumas precauções, como respeitar o limite de diâmetro para que o pneu não raspe na lataria ou no amortecedor. De qualquer forma, o conselho é utilizar sempre a medida de largura do pneu original.
Os especialistas recomendam, ainda, que se consulte o manual do veículo, que possui as características técnicas ideais para o uso do pneu. Algumas montadoras sugerem até dois tamanhos de pneus diferentes.

Quanto mais largo o pneu, mais pesado ele será
Quanto mais largo o pneu, mais pesado ele será Foto: WavebreakMediaMicro - Fotolia

Outro destaque também é que, quanto mais largo, mais pesado é o pneu. Por isso, leve em consideração isso pode ter um consumo maior de combustível em carros com motores menos potentes, uma vez que se exigirá mais da máquina.                                                                                                                                          
Vale um alerta: Você pode ter o pagamento do seguro de um acidente negado, por exemplo, se tiver com os  pneus fora da medida recomendada de fábrica.

Um comentário:

  1. Belo artigo. Se me permite contribuir, vi um artigo muito interessante falando de diferenças entre medidas de pneu. Quem fala algo no mesmo sentido que o seu artigo. Veja: http://www.autopecascastro.com.br/blog/pneus/principais-caracteristicas-e-diferencas-do-pneu-aro-13,-pneu-aro-14-e-pneu-aro-15

    ResponderExcluir