Postagens populares

03 setembro, 2015

ETIQUETA DO IMETRO EM PNEUS

A partir de outubro de 2016, todos os pneus vendidos no Brasil, sejam eles fabricados em solo nacional ou importados, deverão contar com etiqueta informando três critérios de eficiência: resistência ao rolamento, aderência no molhado e ruído externo. A obrigatoriedade é regulamentada pela Portaria 544/12 do Inmetro, os produtos que não atingirem os critérios mínimos não serão comercializados. Confira como as etiquetas ajudarão o condutor a escolher o pneu adequado à sua necessidade e ao seu veículo na hora da compra e a importância do item para a segurança.
Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil, afirma que com a implantação das etiquetas será possível comparar produtos. Os três critérios serão dispostos em escalas. A resistência ao rolamento e a aderência ao piso molhado serão classificados de A a G e o ruído será representado em decibéis. “Assim, o pneu com resistência ao rolamento mais baixa possível será o de letra A, a melhor classificação quanto à aderência do pneu em pavimento molhado também é a letra A, e o ruído será apresentado por um número em decibéis e quanto menor for o número, mais silencioso é o pneu”, explica.
A medida deve contribuir para a segurança viária, de acordo com o coordenador, ao indicar qual pneu adequado, por exemplo, para pavimento molhado. “Quanto melhor o índice [de A a G], maior a aderência do pneu em pavimentos molhados, o que contribui para uma maior segurança nos casos de condução do veículo na chuva”, sugere.
Burin esclarece que pneus com maior resistência (letra G) consumirão mais combustíveis. “A resistência ao rolamento está relacionada à eficiência energética e ao consumo de combustível de veículos. Quanto maior for a resistência à rolagem, maior será o consumo do combustível em função das deformações do pneu durante a rolagem. Quanto menor for a resistência à rolagem ( classificação A), menor será o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário