Hotel construído utilizando pneus usados é atração em Goiatuba (GO)
ver galeria
Já na entrada do Hotel Ecológico em Goiatuba (GO) já se nota a utilização de pneus na construção
24/05/2013 10:45
O lixo de pneus inservíveis é um problema mundial já que anualmente são jogados cerca de 700 milhões de pneus velhos no meio ambiente e cada pneu demora cerca de 600 anos para se decompor. Diante da gravidade deste problema, o empresário José Neto de Medeiros, dono de uma recuperadora de pneus em Goiatuba (GO) resolveu desenvolver um projeto de construção ecológica de um hotel utilizando pneus descartados e entulho de demolição da construção civil.
De acordo com o empresário, mais conhecido como Zé Neto, foram utilizados cerca de 55 mil pneus nesta obra e 600 toneladas de entulho de obra, que deveriam ser descartados na natureza. Os pneus foram desmanchados e usados no lugar dos tijolos e o entulho de demolição foi triturado e misturado ao cimento, o que gera uma economia significativa de cimento. “Também estamos desenvolvendo amortecedores de pneus inservíveis para a base das construções, o que poderá evitar grandes impactos caso aconteçam tremores na Terra”, revela Zé Neto.
O Hotel Ecológico localizado na cidade de Goiatuba (GO) possui 27 quartos e os pneus podem ser encontrados em várias partes da construção de uma casa, como na fundação, parede, forro e contra piso, laje e também na cobertura. Ainda na decoração, os pneus são utilizados como vaso de plantas e até mesmo para a caixa d’ água que abastece todo sistema hidráulico do Hotel Ecológico. Juntos esses pneus agrícolas armazenam sete mil litros de água potável.
Outra importante utilização foi triturado e misturado com entulho de obra, vidro, plástico e papelão e transformados em argamassa ecólogica. “Nosso objetivo ao utilizar pneus na construção deste hotel foi para mostrar para a população como aproveitar o material reciclado, para que possamos cuidar do nosso meio ambiente”, concluiu Zé Neto.