A partir de outubro de 2016, todos os pneus vendidos no Brasil, sejam
eles fabricados em solo nacional ou importados, deverão contar com
etiqueta informando três critérios de eficiência: resistência ao
rolamento, aderência no molhado e ruído externo. A obrigatoriedade é
regulamentada pela Portaria 544/12
do Inmetro, os produtos que não atingirem os critérios mínimos não
serão comercializados. Confira como as etiquetas ajudarão o condutor a
escolher o pneu adequado à sua necessidade e ao seu veículo na hora da
compra e a importância do item para a segurança.
Gerson Burin, coordenador técnico do Cesvi Brasil, afirma que com a
implantação das etiquetas será possível comparar produtos. Os três
critérios serão dispostos em escalas. A resistência ao rolamento e a
aderência ao piso molhado serão classificados de A a G e o ruído será
representado em decibéis. “Assim, o pneu com resistência ao rolamento
mais baixa possível será o de letra A, a melhor classificação quanto à
aderência do pneu em pavimento molhado também é a letra A, e o ruído
será apresentado por um número em decibéis e quanto menor for o número,
mais silencioso é o pneu”, explica.
A medida deve contribuir para a segurança viária, de acordo com o
coordenador, ao indicar qual pneu adequado, por exemplo, para pavimento
molhado. “Quanto melhor o índice [de A a G], maior a aderência do pneu
em pavimentos molhados, o que contribui para uma maior segurança nos
casos de condução do veículo na chuva”, sugere.
Burin esclarece que pneus com maior resistência (letra G) consumirão
mais combustíveis. “A resistência ao rolamento está relacionada à
eficiência energética e ao consumo de combustível de veículos. Quanto
maior for a resistência à rolagem, maior será o consumo do combustível
em função das deformações do pneu durante a rolagem. Quanto menor for a
resistência à rolagem ( classificação A), menor será o consumo.
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