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27 abril, 2016

RISCOS DE USAR PNEUS MAIS LARGOS QUE O RECOMENDADO PELO FABRICANTE


Conheça os riscos de usar pneus mais largos do que o recomendável

Especialistas recomendam que se consulte o manual do veículo, que possui as características técnicas ideais para o uso do pneu
Especialistas recomendam que se consulte o manual do veículo, que possui as características técnicas ideais para o uso do pneu Foto: WARREN GOLDSWAIN / Daxiao Productions - Fotolia


Você já deve ter ouvido alguém falar que quanto maior a largura do pneu maior é a estabilidade do veículo. Mas será que isso é verdade? O gerente de e-commerce e inteligência de mercado de uma grande empresa de pneus em São Paulo, Carlos Eduardo Molina, explica que a estabilidade do veículo não depende apenas da largura do pneu, mas também de uma série de outros fatores como altura do pneu e condições do jogo de mola, amortecedores e freio:
“Um pneu mais largo vai dar mais aderência. Estabilidade e aderência não necessariamente andam juntas. Haverá mais área de contato com o solo, logo o pneu terá mais aderência”.

Um pneu mais largo vai dar mais aderência
Um pneu mais largo vai dar mais aderência Foto: Industrieblick - Fotolia

Em relação à estabilidade com o uso de pneus mais largos do que o recomendável para o automóvel, o engenheiro mecânico Arthur de Linhares explica o risco:
“Fazer uma curva na estrada, por exemplo, com pneus mais largos pode causar a perda de controle da direção, uma vez que o excesso de aderência no solo pode não ser compatível com a suspensão do veículo. O carro pode até tombar”.
Por essas e outras é que os especialistas recomendam que, antes de sair trocando os pneus do carro por outros com uma largura maior, é preciso ter algumas precauções, como respeitar o limite de diâmetro para que o pneu não raspe na lataria ou no amortecedor. De qualquer forma, o conselho é utilizar sempre a medida de largura do pneu original.
Os especialistas recomendam, ainda, que se consulte o manual do veículo, que possui as características técnicas ideais para o uso do pneu. Algumas montadoras sugerem até dois tamanhos de pneus diferentes.

Quanto mais largo o pneu, mais pesado ele será
Quanto mais largo o pneu, mais pesado ele será Foto: WavebreakMediaMicro - Fotolia

Outro destaque também é que, quanto mais largo, mais pesado é o pneu. Por isso, leve em consideração isso pode ter um consumo maior de combustível em carros com motores menos potentes, uma vez que se exigirá mais da máquina.                                                                                                                                          
Vale um alerta: Você pode ter o pagamento do seguro de um acidente negado, por exemplo, se tiver com os  pneus fora da medida recomendada de fábrica.

Continental lança pneus para comerciais leves

VanContact e ContiVanContact prometem mais quilometragem e alta resistência

REDAÇÃO AB
Continental lança no Brasil os pneus VanContact AP e ContiVanContact 100, ambos voltados a comerciais leves utilizados em entregas, transporte escolar e de turismo. Os novos modelos à venda estão disponíveis para aros de 14, 15 e 16 polegadas, têm ao todo 13 medidas e utilizam tecnologias que aumentam a capacidade de carga, a resistência a impactos, a quilometragem e reduzem o ruído de rodagem, as distâncias de parada e o consumo de combustível.

Segundo a Continental, o segmento de pneus para vans cresceu 35% entre 2005 e 2015. No momento os novos modelos estão disponíveis só para o mercado de reposição, mas a Continental pretende fornecer direto às montadoras. O VanContact AP é produzido em Camaçari (BA) e o ContiVanContact 100, importado. 

Os pneus têm cobertura total durante três meses ou 5 mil quilômetros contra danos como rachaduras, deslocamentos de componentes ou rompimento de carcaça do pneu por impactos, problemas decorrentes da utilização sem pressão por causa de furos ou cortes da carcaça, ondulações ou bolhas nas laterais originadas por impacto e avarias que não permitam conserto ou utilização com segurança. 

A banda de rodagem reforçada do VanContact AP oferece proteção adicional contra cortes, combinando maior durabilidade com grande capacidade de carga. O ContiVanContact 100 privilegia durabilidade, resistência, economia e segurança. Sua banda de rodagem mais plana aumenta a área de contato com o solo, gerando maior quilometragem e estabilidade. O reforço interno nas laterais permite maior proteção contra impactos e amplia a capacidade de carga.

BOLHA LATERAL NO PNEU. POR QUE , O QUE FAZER

Explicaremos a seguir o que é, como se formam e o que fazer ao notar uma bolha no pneu do carro.


O que são e como se formam as bolhas no pneu?
http://guiadecompras.casasbahia.com.br/imagens/2013/05/02.PNEUS-Estrutura.jpg

Modelo de estrutura interna do pneu
Bolhas são protuberâncias que se formam na borracha do pneu devido a um forte impacto sofrido. Geralmente elas aparecem quando você passa em um buraco de forma brusca ou quando o pneu sofre algum tipo de choque (uma pancada na guia, por exemplo).http://www.injurylawyeromaha.net/wp-content/uploads/2016/03/Tire-Defects.jpg

No momento do impacto, a malha metálica que compõe a estrutura interna do pneu se rompe, fazendo com a pressão interna empurre a borracha para fora, formando a bolha. Vale salientar que a partir desse momento, a borracha é a única responsável por segurar a pressão interna do pneu, o que é muito perigoso.

Um pneu com bolhas perde resistência e torna-se instável, correndo o risco de explodir. É claro que nem sempre isso irá acontecer, mas arriscar-se e sair por aí rodando com um pneu nesse estado não é recomendado.

O que fazer quando há um bolha no pneu?
 http://www.culturamix.com/wp-content/gallery/5-302/a-vulcanizacao-em-pneus-12.jpg

Pneu com bolha
Alguns borracheiros oferecem como opção a vulcanização (a borracha é derretida e o pneuremoldado, eliminando a bolha), mas esse processo só mascara o problema. Assim que você notar que o pneu está com bolhas, troque-o por um novo. Essa é a melhor alternativa e certamente a mais segura.

SE NAO PUDER TROCAR DE IMEDIATO O PNEU POR UM NOVO. TRAFEGAR COM ELE SEMPRE NA DIANTEIRA. EM CASO DE ESTOURO OU PERDA DE PRECAO FICA MAIS FACIL DE CONTROLAR O VEICULO.                                                                                                                                                                                                                           ESTE TIPO DE OCORRENCIA NÃO DÁ DIREITO A GARANTIA DO PNEU


Como evitar o surgimento de bolhas no pneu

Há algumas maneiras de evitar a formação de bolhas nos pneus do carro. Uma delas é tomar muito cuidado ao passar por quebra-molas, buracos ou até mesmo no meio-fio. Sempre reduza a velocidade ao avisar um desses obstáculos e, ao estacionar, não deixe que o pneu raspe na guia.